(Especial) É boa ideia atualizar a BIOS do computador?

Primeiramente, caso não saiba o que é uma BIOS (Basic Input/Output System), estamos a falar de um sistema de baixo nível que tem apenas de funcionar, visto que toma controlo de tudo quando liga o seu PC, começando uma série de testes denominados de Power-On Self Test ou POST. Posteriormente (se tudo estiver bem) passa os comandos para o Boot Loader, que irá fazer boot ao sistema operativo instalado no PC, normalmente o Windows 10 da Microsoft.

Além desta funcionalidade básica, é também na BIOS que vai ter acesso a vários tipos de configurações ‘escondidas’. Que basicamente dizem ao seu computador como funcionar.

Dito isto, hoje em dia é muito mais comum encontrar firmwares UEFI em vez da BIOS tradicional, mas a missão é exatamente a mesma, é uma peça de software de baixo nível que faz exatamente o mesmo. Entretanto, ao contrário do sistema operativo do seu PC que está instalado numa drive de armazenamento, a BIOS está armazenada num chip dedicado para o efeito na motherboard da sua máquina.



Tirando a introdução do caminho, será que faz sentido atualizar a BIOS?

asus bios, bios, uefi

Na minha opinião, como disse em cima, a BIOS tem apenas de funcionar.

Por isso, só faz sentido tocar neste frágil componente do software que dá vida à sua máquina se for mesmo necessário, nomeadamente para melhorar a compatibilidade da memória RAM, para trazer suporte a um novo processador que quer instalar, etc… Caso contrário, se tudo estiver a funcionar perfeitamente, esqueça essa ideia.

Mas vamos ver as vantagens e desvantagens desta decisão.

Razões para não atualizar a BIOS do seu PC

A atualização de uma BIOS não tem nada a ver com a atualização de um qualquer software que use no seu dia a dia, ou seja, não vai trazer novas funcionalidades, patches de segurança ou mais performance. Normalmente, estas atualizações trazem diferenças mínimas, um bug fix numa parte que se calhar nem sabe que existia, ou adição de suporte a novo hardware. (Como é o caso do suporte aos Ryzen 3000 nas motherboards B450 ou X470, para o CPU funcionar, a BIOS tem de ser atualizada)

Assim, se o PC está a funcionar bem, provavelmente não faz muito sentido fazer a atualização. Até porque, até poderá acabar com mais bugs do que aqueles que tinha anteriormente. Especialmente se por acaso se enganar e instalar uma versão que foi feita para uma revisão diferente da sua board.

Além disso, o processo de atualização pode não ser tão simples quanto isso… Por isso, se não sabe o que está a fazer, esqueça mesmo essa ideia. (Cada fabricante tem a sua própria maneira de instalar uma nova BIOS) Ah… Algo bastante importante, se por acaso ficar sem luz durante o processo de instalação, pode dizer adeus à sua motherboard.

Razões para atualizar a BIOS do seu PC

Da mesma maneira que temos razões para não instalar, também temos várias razões para o fazer, caso contrário as fabricantes não se davam ao trabalho de as lançar publicamente.

Primeiramente, correção de algum bug que o anda a incomodar no seu PC. Aliás, até pode acontecer contactar o suporte técnico, e o mesmo mencionar uma nova versão da BIOS para a sua motherboard.

Em segundo lugar, suporte a novo hardware como novas gerações de processadores, como já disse em cima.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados