Inicio Especiais (Especial) Montei um PC novo! E agora? Faço o quê?

(Especial) Montei um PC novo! E agora? Faço o quê?

(Especial) Montei um PC Gaming novo! E agora? Faço o quê? – Montar um PC novo não é fácil, especialmente quando temos tantos coisa para escolher e montar! No entanto, esta é apenas a primeira etapa na construção de um computador perfeito, que posteriormente não nos pode falhar no dia a dia.

Ou seja, escolher e montar não é o princípio e o fim de tudo isto, temos de configurar a máquina para ter a certeza que estamos a tirar todas as gotas de sumo do nosso mais recente investimento.


Entretanto, se está neste momento a pensar comprar um novo PC (ou se quer atualizar o seu computador), leia este artigo:


(Especial) Montei um PC Gaming novo! E agora? Faço o quê?

montei PC Gaming

1. Instalar o Sistema Operativo (Windows 10)

Antes de mais nada, para podermos aproveitar a nova máquina e jogar até o nosso coração e alma ficarem a transbordar de felicidade, é necessário instalar a base de tudo isto… O Windows 10!

Contudo, no passado já escrevi um guia bastante completo para vos ensinar a instalar o sistema operativo da Microsoft, por isso… Clique aqui!

2. É possível que nem todos os seus Discos SSD/HDD apareçam no ‘Meu Computador’

Hoje em dia é extremamente normal ter uma drive SSD NVMe super rápida para o Windows e programas importantes, enquanto deixamos o resto da nossa tralha para o SSD de 2.5” ou disco rígido tradicional (HDD).

Pois bem, é muito provável que apenas o seu disco principal apareça no ‘Meu Computador’ quando acabou de instalar o Windows. Mas calma! Não entre em pânico, isto é completamente normal.

montei PC Gaming

Escreva “Disk Management” na barra de pesquisa no Windows e entre no programa que aparece. Assim que entrar, é muito provável que a drive seja imediatamente identificada com uma janela a perguntar que tipo de disco é.

  • MBR (Master Boot Record)
  • GBT (GUID Partition Table) -> (GPT já vai estar escolhido! Não mude)

Assim que aceitar e fechar a janela, o disco vai continuar a aparecer a preto como Unallocated Space. Não há problema, carregue com o botão direito do rato, e simplesmente crie um novo Volume. (New Simple Volume). Escolhe a nova letra da drive (C, D, E, etc…) e fica feito. Também pode escolher o nome que bem entender, como “GAMZZZzzz”, é como quiser.

3. Instalação/Atualização de Drivers

Assim que ligar o seu PC à Internet, vai começar a receber uma autêntica montanha de atualizações. Sim, é verdade que o Windows 10 já trata de quase tudo por nós neste campo.

Ainda assim, há muita coisinha neste processo que pode falhar, especialmente quando falamos nas drivers da placa gráfica. É que muitas vezes o Windows Update vai buscar drivers antigas, o que não faz sentido quando mais de metade do nosso orçamento vai para a placa gráfica. (Por vezes, o Windows até poderá instalar uma driver gráfica com mais de 3 ou 4 meses)

Por isso, vá a nvidia.com ou amd.com e escolha a driver mais indicada para o seu sistema. Mas não instale o pacote antes do Windows Update acabar o seu trabalho! Isto porque há muita coisa como as drivers de chipset, e melhorias aos scheduler dos processadores Ryzen que deverá ser instalado primeiro. (As versões mais recentes do Windows 10 são quase obrigatórias se tem uma plataforma AMD Ryzen!)

Em suma, deixe o Windows Update fazer o seu trabalho, antes de começar a instalar o que realmente precisa ou quer no seu PC. (Existe uma ordem específica para a instalação das mais variadas drivers. Por isso, o computador irá reiniciar algumas vezes neste processo).

4. Tweaks e Configurações para melhoria da sua vida à frente do PC

montei PC Gaming

Antes de mais nada, temos de falar do pessoal que comprou um monitor de 120/144 Hz e se esquece de meter o Windows a fazer output de imagem nesta frequência.

Vá ao seu ambiente de trabalho, clique com o botão direito do rato e escolha Definições de Ecrã -> Definições avançadas -> Propriedades da Driver do Ecrã -> Monitor -> Escolha a frequência que quer.

Depois desta brincadeira, vamos reiniciar o PC e vamos à BIOS da motherboard! (Faça Shit+Reiniciar para ir diretamente ao ecrã de Troubleshoot, onde depois terá de ir a definições avançadas e escolher ‘Firmware UEFI’) (Pode também desligar e voltar a ligar enquanto esmaga o botão ‘DEL’, vai dar ao mesmo.)

Quando entrar na BIOS vamos imediatamente tratar da velocidade da memória RAM! É que caso não saiba, temos muito boa gente a pagar por kits de 3600MHz ou mais, mas depois não ativam o perfil XMP do componente. Ou seja, andam com a RAM na sua velocidade stock (~2133 MHz).

Por isso, vamos às definições de memória ativar o perfil XMP / DCOP (XMP é Intel e DCOP é AMD, mas tanto faz, funciona de qualquer maneira). Após ativar a funcionalidade, grave as alterações e volte ao Windows.


(Especial) Montei um PC Gaming novo! E agora? Faço o quê? – E pronto ficamos por aqui! O que achou do artigo? Foi uma boa ajuda? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Tesla recolhe um número louco de dados dos automóveis!

A Tesla já está a recolher grandes quantidades de dados dos possuidores de veículos que estão envolvidos na fase beta do sistema de condução...

iPhone 12 vs iPhone 12 Pro: mais semelhanças que diferenças!

O iPhone 12 e o iPhone 12 Pro têm muito mais em comum e quase nenhuma das diferenças que estavam presentes nas gerações anteriores....

Xiaomi Mi Band 5 e 4 recebem novidade para medir temperatura!

A Xiaomi está a trabalhar num update que vai permitir medir a temperatura na Mi Band 5. O mesmo acontece com a Amazfit e...

MIUI 12: atualização está a deixar os utilizadores furiosos!

O MIUI 12 é sem dúvida uma excelente interface. Não só pelo grande desempenho mas também pelas funcionalidades que disponibiliza ao utilizador. No entanto,...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...