Poupar a bateria do seu smartphone (iOS e Android) – Apesar de todos os avanços que vemos no mundo dos smartphones, as fragilidades são quase sempre as mesmas… Nomeadamente a que mais chateia e limita os utilizadores, a autonomia da bateria.
No entanto, em 2021, em que tanto o iOS como o Android são super personalizáveis, é possível minimizar este problema. Sabe como?
Dicas para poupar a bateria do seu smartphone (iOS e Android)
Portanto, os smartphones estão cada vez mais poderosos, visto que a cada ano que passa, temos processadores mais potentes, mais memória, melhores funcionalidades, etc… Estamos a chegar a um nível, em que até para jogar, os smartphones mais recentes já metem algum respeito a algumas consolas como a PS4 ou Xbox One.
Mas a bateria… A autonomia deste componente continua a ser o grande calcanhar de Aquiles de um qualquer smartphone, mesmo os que mais apostam nesta vertente. Por isso, vamos tentar aprender alguns truques, para tirar o máximo de horas de uso aos nossos aparelhos.
1. Reduza o ‘refresh rate’ do seu smartphone
Bem, esta dica é um bocado contra producente. Afinal de contas, se comprou um Galaxy S21 Ultra, um Oppo Find X3 Pro, ou similar, vai querer tirar todo o rendimento possível ou imaginário do seu ecrã OLED.
No entanto, ter um ecrã de 90Hz, 120Hz, 144Hz ou 165Hz, é também algo que retira muito sumo à bateria dos nossos aparelhos. Desta forma, se por acaso sabe que vai estar longe do seu carregador durante muitas horas, é sempre boa ideia limitar o ‘refresh rate’ aos 60Hz. Para isto, vá às definições de ecrã e escolha a opção correta.
2. Limite as operações em segundo plano
Se pensa que o seu telemóvel está a gastar bateria apenas e só quando o está a usar, está muito enganado. O seu smartphone está constantemente à procura de novos e-mails, novas mensagens, etc… Ou seja, tem sempre processos em segundo plano a consumir recursos computacionais, como ciclos do CPU, memória RAM, e claro, bateria.
Por isso, se quiser poupar alguma bateria, é sempre boa ideia ir às definições de gestão/otimização de bateria, e limitar as apps que simplesmente não são tão importantes para si.
3. Use e abuse do Dark Mode! (Se tiver um ecrã OLED)
Hoje em dia, já é possível encontrar ecrãs OLED de qualidade em smartphones de gama média, ou até de gama baixa. Por isso, está na hora de o aproveitar ao máximo. Como? É simples! Ative sempre o dark mode do seu smartphone, e de todas as apps que utilize no dia-a-dia. Além disto, tente optar por imagens escuras para papel de parede, tanto no ecrã bloqueado como no ecrã inicial.
Caso não se lembre, num ecrã OLED, os píxeis são todos independentes, e como tal, em imagens escuras, desligam-se um-a-um. Imagine uma foto da lua durante uma noite escura no ecrã do seu telemóvel… Apenas a lua irá estar a gastar energia, o resto do ecrã irá estar desligado.
4. Limite o tempo de standby do ecrã
Muitos utilizadores metem o ecrã ligado durante o máximo de tempo possível, sem qualquer necessidade para tal. Isto vai gastar muita bateria desnecessária. Limite o tempo o máximo possível, ou meta ao seu gosto.
5. Use o monitor de bateria para perceber o que realmente está a ter impacto na sua autonomia!
Felizmente, hoje em dia, tanto o iOS como o Android trazem um relatório detalhado daquilo que realmente está a gastar bateria. Identifique as apps mais ‘pesadas’, e tente limitá-las ou desinstalá-las.
6. Evite usar papéis de parede com movimento (Live Wallpapers)
Tanto o Android como o iOS oferecem a possibilidade de meter wallpapers com movimento, que claro, são muito bonitos, mas trazem um óbvio impacto para a autonomia da sua bateria. Não é um impacto super significativo, mas se o seu objetivo é conseguir o máximo de sumo possível, vai ter de desativar a funcionalidade.
7. Ligue o brilho automático!
Uma excelente maneira de poupar bateria, é utilizar a funcionalidade de brilho automático do seu smartphone. Muitos utilizadores adoram ter o brilho muito perto do máximo, o que na verdade não faz muito sentido. A funcionalidade de brilho automático dá uso ao sensor de luminosidade do seu aparelho, para lhe oferecer o brilho correto para cada situação.
8. Desligue a localização!
O seu smartphone está constantemente a verificar pode onde é que anda. Usa Wi-Fi, as antenas do seu fornecedor de rede, Bluetooth, e até o chip GPS. Isto traz um desgaste muito grande para a sua bateria.
Vá às definições de privacidade e desative a funcionalidade. Volte a ligar se precisar de rastreamento para aplicações de fitness, ou similares.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!