Deixar o PC ligado durante dias/semanas/meses. É boa ideia?

Tem ideia do que é melhor? Deixar o PC ligado, ou ligar/desligar sempre que sai de casa? Esta é uma das perguntas que mais dúvidas tem trazido para a cabeça dos utilizadores, sejam estes novatos ou entusiastas.

É que na verdade, existem argumentos a favor de ambas as opções, e claro, também alguns argumentos contra. Vamos analisar a coisa?

(Vantagens e Desvantagens) Deixar o PC ligado durante dias/semanas/meses. É boa ideia?

Portanto, existem mesmo algumas vantagens em deixar o PC sempre ligado, visto que não tem apenas a ver com o facto de ser muito mais rápido pegar no teclado/rato e começar logo a trabalhar ou a jogar.

  • É conveniente!

Pois bem, antes de mais nada, é muito mais fácil chegar ao PC, e este estar logo ligado pronto a dar-nos as boas vindas. Afinal, mesmo que tenha uma PC equipado com um SSD, teria sempre de esperar 15~30 segundos até a máquina ficar pronta a funcionar em pleno. (Ou mais se tiver muitos programas a inicializar com o SO).

- Advertisement -

Por isso, deixar o PC ligado, ou deixá-lo em Sleep Mode, irá permitir que deixe de ter de lidar com o trabalho que é ligar e esperar que tudo fique pronto.

  • Atualizações e manutenção.

Se deixar o PC ligado, tanto o SO como os programas que mais utiliza estarão sempre atualizados e prontos a utilizar. Além de tudo isto, pode agendar backups, scans de vírus, downloads/uploads, etc…

  • Deixar o PC ligado abre um novo mundo computacional!

Estamos a falar de acesso remoto. Consegue imaginar esquecer-se de um ficheiro importante no PC? Não há problema, mesmo que já esteja no comboio, ou no escritório, pode simplesmente entrar no seu computador e retirar o que precisa.

Quais são as desvantagens em manter um PC ligado?

pc

Durante toda a sua vida, deve ter desligado todo o tipo de aparelhos eletrónicos quando por alguma razão tem de deixar de os utilizar. Como por exemplo, a TV ou o velhinho rádio. Sempre fez isto por razões bastante óbvias, razões que também se aplicam ao seu PC.

  • Todos os componentes eletrónicos têm um tempo de vida pré-determinado.

O SSD, o CPU, pequenos componentes da sua motherboard responsáveis pelo ‘power delivery’, memória RAM, etc… São componentes que se desgastam com o uso. Aliás, se o seu computador é um portátil, a bateria é um dos componentes que mais rapidamente se desgasta, ao perder uma quantidade bastante significativa de autonomia após 200 ou 300 ciclos de carga/descarga. (100-0%)

  • Vai gastar eletricidade

Obviamente, se deixa algo sempre ligado, vai estar sempre a gastar eletricidade. Isto não é grande novidade. Por isso, se apenas deixa o PC ligado para não ter de lidar com o tempo de inicialização, pode ser algo que simplesmente não faz sentido, especialmente quando olha para a conta da luz ao fim do mês.

É preciso considerar que um PC que não está a ser utilizado, gasta muito menos energia… Mas gasta! E claro, apesar de ser possível utilizar também usar o sleep mode, deste modo, perde acesso a uma das vantagens de o deixar ligado, o acesso remoto.

  • Picos de corrente ou faltas de luz podem dar cabo do seu PC

Isto são coisas raras, mas que podem realmente acontecer.

  • Desligar/Reiniciar (pode) melhorar a performance da máquina

Hoje em dia, os sistemas operativos são extremamente eficientes no uso de recursos, por isso, se não desligar o seu PC durante muito tempo, não vai notar uma queda de performance significativa. No entanto, é sempre aconselhado reiniciar ou desligar de vez em quando! De forma a limpar a memória e reiniciar todos os processos. Aliás, não é por acaso que desligar e voltar a ligar continua a ser uma das melhores soluções dos departamentos de apoio técnico.

  • Um PC desligado é um PC silencioso

Por muito silenciosa que seja a sua máquina, vai sempre fazer algum barulho. Assim, se por acaso mantém o seu PC no quarto, pode ser boa ideia simplesmente desligá-lo.

Conclusão

Isto é como em tudo na vida, a resposta correta está algures no meio. Ou seja, não faz muito sentido ligar e desligar o PC dezenas de vezes por dia. Mas também não faz muito sentido deixá-lo ligado durante horas, dias, ou semanas, se pouco ou nada o irá utilizar.

Perceba qual é o seu uso, e ligue/desligue ou mantenha o PC ligado à sua vontade.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.