Pessoalmente sou fã da Amazon e é lá que compro a maioria das coisas, sobretudo quando se trata de tecnologia e até coisas em geral para a casa. É de facto uma das lojas online mais completas já que tem quase tudo. No entanto, este quase, vai desaparecer porque em breve vai também poder comprar o seu automóvel na Amazon. Mas será que vale a pena comprar automóveis na Amazon Autos?
Ir a um concessionário para comprar um automóvel pode ser enervante. Há muita informação que terá de ter preparada antes de se comprometer com uma compra, como o valor do carro que procura, as especificações de desempenho e as opções de acabamento que está disposto a pagar. É demasiado fácil sentir-se pressionado a cometer um erro. Não seria mais fácil se pudesse fazer a pesquisa no conforto da sua casa e depois comprar o carro na Amazon?
É exatamente esse o serviço que a Amazon Autos pretende oferecer. Esta nova subplataforma do maior retalhista online do mundo foi concebida para permitir que os clientes procurem carros com preços iniciais online, paguem por eles com dinheiro ou opções de financiamento personalizadas, assegurem uma proteção extra opcional e, em seguida, peguem simplesmente nas chaves num concessionário local.
O programa acabou de lançar a sua versão beta e está atualmente a vender exclusivamente veículos Hyundai em 48 cidades dos EUA, embora o plano seja incorporar também várias outras marcas.
Sem negociação
Uma das maiores vantagens da experiência de compra da Amazon Autos pode também interpretar-se como um dos seus maiores inconvenientes por alguns compradores de automóveis. Todos os preços dos automóveis vendidos através da Amazon Autos não são negociáveis. A Amazon considera este facto como um aspeto positivo da experiência de compra.
Isto é ótimo para os compradores que apenas querem um preço simples, para que possam saber exatamente quanto estão a gastar e não tenham de regatear. Também alivia muita da pressão que pode sentir num concessionário, onde um vendedor pode tentar vender-lhe mais.
Ainda assim, esta mesma caraterística pode tornar a Amazon Autos menos atractiva para quem gosta de negociar por uma boa pechincha. Os concessionários que são pressionados a movimentar o stock podem estar mais motivados para oferecer uma pechincha a alguém que pode ou não ser um cliente do que como ponto de partida para uma compra online. Dito isto, pode sempre utilizar os preços da Amazon Autos como um ponto de negociação quando regatear um preço pessoalmente.
Sem opções de entrega
Se espera comprar um carro através da Amazon Auto hoje e recebê-lo na sua garagem dois dias depois, vai ficar muito desiludido. Não há entregas, nem mesmo com as taxas de destino que pode ver quando compra diretamente a um fabricante.
O preço de tabela não é tudo o que paga
Quem já comprou um carro num concessionário sabe que o preço de tabela não é tudo o que deve esperar pagar. Só depois de ter chegado a acordo sobre o preço do veículo e de a papelada sair é que fica a saber que os impostos. Também a garantia e as taxas são todos extra. Então, de repente, dá por si a pagar muito mais do que tinha planeado inicialmente. É uma experiência bastante comum e, apesar da clareza dos preços anunciados pela Amazon, é algo que provavelmente também terá de enfrentar quando fizer compras com eles.
Prazos curtos
Outra coisa a ter em mente com a Amazon Auto é que tudo precisa de ser feito num calendário bastante apertado. Tem de marcar uma reunião para levantar o veículo no prazo de três dias após a conclusão de uma compra online. Isto é bastante fácil de gerir se esperar até ter tempo para levantar o carro antes de o encomendar online, mas é certamente algo a ter em conta se tiver uma agenda preenchida.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!