DDR5: Samsung começou produção em massa! (7200 Mbps)

A Samsung é uma das grandes fabricantes de memória RAM da indústria! Como tal, com a iminente mudança de paradigma, com a chegada do standard DDR5, a gigante Sul Coreana está agora a preparar-se para um novo mundo, ao apostar tudo o que tem nas suas novas linhas de produção de 14nm EUV.

Estamos a falar de chips de memória RAM DDR5, primariamente focados no mundo do HPC e servidores IA. Por sua vez capazes de oferecer o dobro daquilo que os chips DDR4 são capazes de oferecer hoje em dia.

DDR5: Samsung começou produção em massa! (768 GB e 7200 Mbps)

Portanto, segundo a Samsung, o novo processo de produção vai ajudar a empresa a chegar a níveis de velocidade nunca antes vistos no mundo da memória. Ou seja, um valor à volta dos 7.2 Gbps, o que claro está, significa um aumento superior ao dobro, visto que a antiga memória DDR4 “apenas” chegava aos 3.2 Gbps.

Além do aumento de velocidade, a nova solução da Samsung também vai permitir aumentar a capacidade total dos sistemas de 512 GB ~ 1 TB para 768GB ~ 1.5 TB. Entretanto, é esperada uma passagem para os 10nm, o que por sua vez vai permitir um outro aumento muito significativo na performance, melhores consumos, e claro, yields ainda mais altos. (Ou seja, uma taxa de defeito mais baixa).

Enquanto os 10nm não chegam, as linhas de 14nm da Samsung permitem um aumento de performance já mencionado em cima. Bem como um aumento de produção à volta dos 20%, e por fim, um aumento na eficiência energética também à volta dos 20%.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a RAM DDR5 vai ser um sucesso bombástico? Ou ainda se vai manter no comboio da RAM DDR4 durante mais algum tempo? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados