Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar!

A correia serpentina ou de transmissão do seu automóvel é um componente vital do motor. É responsável por fornecer energia a vários acessórios, incluindo o compressor do ar condicionado, a bomba da direção assistida e a bomba de água. A fonte dessa energia é a cambota, que gira à medida que os pistões no interior do motor se movem para cima e para baixo. Embora a correia de serpentina seja uma peça de equipamento bastante robusta, está sujeita a desgaste com o tempo. Mas quando saber que tem de a mudar?

Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar!

A maioria dos fabricantes recomenda a substituição da correia de transmissão a cada 60000 ou 100000 quilómetros. Isto dependendo da marca e do modelo e do estado da correia. No entanto, por vezes, estas correias degradam-se mais cedo do que deveriam ou são danificadas por contaminantes externos. Nestes casos, a correia pode falhar, levando a várias avarias mecânicas, incluindo coisas como uma bateria descarregada ou uma falta de direção assistida. É importante verificar regularmente o estado da correia para evitar estes problemas e ajudar a manter o motor em perfeitas condições. Mas o que é que é preciso ter em atenção exatamente e quais são os sinais mais comuns de que é necessário substituir a correia?

A correia está desgastada ou rachada

Um dos primeiros sinais de que precisa de substituir a correia de serpentina são os danos físicos na própria correia. Mencionámos que as correias de transmissão do motor são bastante duradouras. Foram concebidas para durar dezenas de milhares de quilómetros, mas degradam-se com o tempo, graças às condições extremas no interior do compartimento do motor.

Correia de transmissão

Alguns dos tipos de danos mais comuns que é provável ver numa correia incluem coisas como fendas, desgaste e vidros. Estes defeitos podem formar-se por várias razões, incluindo polias danificadas ou com mau funcionamento e calor excessivo. Também podem aparecer se a correia tiver sido instalada incorretamente. É importante tensionar corretamente a correia quando a instala. Se estiver demasiado frouxa ou demasiado apertada, é provável que desenvolva danos devido a fatores como fricção e/ou excesso de movimento.

Ruídos estranhos do motor

Outro sinal comum de que pode estar na altura de substituir a correia são os ruídos estranhos provenientes do compartimento do motor. Quando a correia de transmissão do motor está danificada, instalada incorretamente ou apenas gasta, não é invulgar ouvir sons como guinchos agudos, chilreios ou rangidos. O seu automóvel pode emitir muitos sons diferentes, e muitos deles podem indicar vários problemas. É importante prestar atenção ao tipo de ruído que o seu veículo faz e à área onde parece ter origem, uma vez que estas acções podem ajudá-lo a identificar a origem do problema.

motores barulho

O som mais comum que provavelmente ouvirá com uma correia serpentina avariada é um guincho agudo ou um chilrear, especialmente quando liga o motor pela primeira vez. Este problema pode ocorrer por várias razões, mas é mais frequentemente devido ao desgaste ou a uma tensão incorreta da correia. Os ruídos de guinchos e chocalhos também podem indicar problemas com o tensor da correia ou com as polias dos acessórios e, se notar estes problemas, deve visitar um técnico de reparação profissional para uma inspeção.

O motor está a sobreaquecer

Outro sinal de que pode estar a precisar de substituir a correia serpentina é o sobreaquecimento do motor. Isto porque, em muitos carros, um dos acessórios alimentados pela correia de transmissão é a bomba de água do carro. A bomba de água faz parte do sistema de arrefecimento do motor do seu veículo e é responsável por bombear o líquido de arrefecimento através do bloco do motor para absorver e remover o excesso de calor.

ruídos no carro

Se a correia de serpentina estiver danificada, esticada ou demasiado apertada, a bomba de água do motor pode não funcionar corretamente. Uma correia danificada ou mal apertada pode não ser capaz de agarrar corretamente a polia da bomba, contribuindo para reduzir a eficiência da bomba e até mesmo danificá-la. Se a correia se partir completamente, não só o sistema de arrefecimento do seu carro deixará de funcionar completamente, levando a danos potencialmente desastrosos no motor, como também todos os outros componentes acessórios falharão.

A direção assistida ou o ar condicionado deixam de funcionar

A bomba de água do seu carro não é o único acessório do motor acionado pela correia serpentina. A correia também é responsável por fornecer energia a vários outros componentes, incluindo a bomba da direção assistida, o compressor do ar condicionado e o alternador. Cada uma destas peças é vital para diferentes sistemas do seu automóvel. A bomba da direção assistida envia fluido hidráulico através do sistema de direção e ajuda a garantir que o volante é relativamente fácil de rodar. O compressor de ar condicionado é responsável por comprimir o refrigerante gasoso em líquido antes de o enviar para o resto do sistema de ar condicionado do seu veículo.

ar-condicionado deixa de arrefecer, ar condicionado não dá frio

Se a correia serpentina funcionar mal ou ficar danificada, pode não conseguir alimentar corretamente estes componentes. Quando isto ocorre, pode ter problemas como um volante rígido, ruídos de gemidos altos ao rodar o volante, arrefecimento intermitente do habitáculo ou a falha total de ambos os sistemas.

Luzes de aviso no painel de instrumentos

Para além dos problemas mecânicos e de desempenho, poderá notar que aparecem luzes de aviso no painel de instrumentos se precisar de substituir a correia serpentina. Em muitos casos, a luz pode ser uma luz de aviso da bateria.

Luz de aviso do ABS acesa
ABS light. Car dashboard in closeup

Isto deve-se ao facto de o alternador ser um dos componentes que obtém a sua energia da correia de transmissão. O alternador do motor é responsável por carregar a bateria de 12 volts enquanto conduz, bem como por fornecer energia aos componentes eléctricos do veículo, como as luzes, os vidros eléctricos e o rádio. Se a correia serpentina falhar, o alternador pode não obter a energia de que necessita para realizar o seu trabalho, o que resulta numa bateria descarregada e num mau funcionamento dos componentes electrónicos.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Dobráveis: Xiaomi (e outras) por cima da Samsung em 5 aspetos!

Cmo estamos fartos de dizer, a Samsung é a força dominadora no mundo dos dobráveis. Mas, isso não significa que seja a fabricante que...

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Com este truque vai despachar o trabalho muito mais depressa!

Despachar o trabalho muito mais depressa é algo que todos queremos mas nem sempre conseguimos alcançar. No entanto a verdade é que está nas...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados