Auto: veja quando é altura de substituir a bomba de água!

Não é invulgar o seu mecânico recomendar-lhe que substitua a bomba de água e a correia de distribuição ao mesmo tempo. Isto deve-se ao facto de o funcionamento da bomba de água depender do estado da correia de distribuição, o que significa que a substituição de ambas faz mais sentido. É mais económico substituir ambas, uma vez que quando o técnico trabalha na sua bomba de água, o tempo necessário para a remover e substituir será mais ou menos o mesmo do que quando substitui ambas. Mas quando é que tem de substituir a bomba de água?

Auto: veja quando é altura de substituir a bomba de água!

O primeiro sinal de aviso de uma bomba de água que precisa de ser verificada são as poças de líquido de refrigeração debaixo do seu carro.

Para além disso quando levanta o capot, pode ver líquido à volta do compartimento do motor, onde está situada a bomba de água. Entretanto pode acontecer também que o seu carro não arranque.

Entretanto quando há problemas na bomba de água o indicador de temperatura está mais alto do que o habitual, a luz do motor aparece no seu painel de instrumentos e há vapor sob o capot.

Mas vamos olhar para tudo em mais pormenor

Sobreaquecimento do motor

Se a sua bomba de água estiver avariada, pode provocar o sobreaquecimento do veículo. Mas o problema pode dever-se a uma bomba de água avariada, a um radiador avariado, a um termóstato ou a mangueiras.

alternador do carro está com problemas

Fuga de líquido de refrigeração

Uma bomba de água avariada pode ser a causa da fuga do seu líquido de refrigeração. Também pode ser proveniente do radiador, da junta ou da mangueira. A fuga causada por uma bomba de água avariada é visível pelo local de onde provém a fuga. Se o anticongelante estiver a verter por baixo da bomba de água quando o carro está estacionado, é muito provável que a bomba de água seja a culpada.

Bomba de água com fugas

Este é um problema comum da bomba de água. Pode acontecer devido ao desgaste geral das peças do automóvel.

Som de rangido

Isto também indica que a sua bomba de água está avariada e, muitas vezes, alerta o mecânico para uma polia da bomba de água solta. O técnico irá diagnosticar a polia da bomba avariada e informá-lo-á se os rolamentos da bomba estão gastos. Se os rolamentos estiverem gastos, é muito provável que tenha de substituir a bomba de água.

Vapor branco debaixo do capot

Um possível sinal de uma bomba de água avariada é se notar que está a sair vapor debaixo do capot. Por vezes, a bomba de água, a tampa do radiador ou o próprio radiador podem causar este problema.

É necessária uma reparação ou substituição da bomba de água?

Uma vez que a bomba de água tem uma função extremamente importante no automóvel, recomendamos que nunca conduza um automóvel se este apresentar sinais de uma bomba de água avariada ou com fugas. É um trabalho muito mais económico mandar reparar do que deixar uma bomba de água avariada ao acaso, o que pode afetar gravemente o seu motor, resultando em contas de oficina dispendiosas.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados