Dependendo das suas capacidades culinárias, pode já ter experimentado um forno a deitar fumo a meio da cozedura, deixando-o com um prato que não lhe apetecia assim mais para o escuro. Mas o que significa quando isso acontece durante o pré-aquecimento? Na maioria das vezes, o fumo que se vê antes de começar a cozinhar está relacionado com uma acumulação de alimentos e gordura no interior do aparelho. Isto é um sinal de que precisa de uma boa limpeza profunda. Outras vezes, pode indicar um mau funcionamento da máquina ou restos de resíduos do processo de limpeza ou de fabrico. A verdade é que o seu forno pode estar a dar-lhe uma mensagem!
Cuidado! O seu forno pode estar a dar-lhe esta mensagem!
Os resíduos
Quando assa e cozinha regularmente, as migalhas, o molho e a gordura acumulam-se no interior do forno. Sempre que o utiliza, estes derrames carbonizam e queimam. A acumulação pode ocorrer em qualquer superfície do aparelho, incluindo o fundo, os lados, as grelhas e a janela da porta. Quando os derrames são pequenos e a acumulação é mínima, é provável que não se note o fumo da carbonização. No entanto, se a acumulação continuar, o fumo pode tornar-se perceptível durante o pré-aquecimento do forno. Se não forem limpos, os detritos deixados no interior do aparelho podem provocar um incêndio.
Com que frequência é necessário limpar?
Uma pessoa que cozinhe regularmente deve limpá-lo de três em três meses, ao passo que uma pessoa que raramente utilize este eletrodoméstico pode fazer uma limpeza anual. Se quiser limpar o seu forno de forma natural, esprema dois limões numa tigela de vidro própria para forno e misture-os com água quente. Deixe-o repousar no forno durante cinco minutos e o vapor deverá ajudar a soltar os resíduos, facilitando a limpeza com um pano. Outra opção é utilizar a função de auto-limpeza do aparelho. Atinge uma temperatura que queima completamente qualquer resíduo de comida, pelo que pode limpá-lo várias horas depois.
Mas atenção se o forno for novo!
Durante a criação de um forno novo, o fabricante pode colocar revestimentos no interior do aparelho para proteger a área durante o transporte. Algumas destas camadas podem também ser provenientes de fita adesiva utilizada durante o processo de fabrico e embalagem. A melhor forma de as limpar é colocar o forno a uma temperatura elevada durante algumas horas antes de cozer ou cozinhar qualquer coisa. O calor deve queimar os revestimentos e dissipar qualquer odor associado a eles.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!