Caso não saiba, a Tesla está a equacionar abrir a sua atual rede de carregadores de carros elétricos a todos os veículos, de todas as marcas. Por isso mesmo, começou agora um projeto piloto, em terras Holandesas, de forma a testar como é que tudo se irá processar.
Combustíveis: Tesla vai abrir a sua rede de carregamento para todos!
Portanto, esta é a primeira vez que a Tesla abre a sua rede proprietária a veículos de outras marcas. Um marco muito significativo, porque a rede de carregadores da marca Norte-Americana, é tida como uma das grandes vantagens em ter um Tesla na sua garagem. Estamos a falar de uma rede rápida, com uma excelente qualidade de construção, e cada vez com mais postos espalhados por todas as regiões.
Este é um dos grandes objetivos de Elon Musk, que já falou sobre o assunto várias vezes, mas que por alguma razão, apenas agora começou a explicar como é que tudo irá proceder.
Assim, no caso do projeto piloto, apenas 10 estações ‘Supercharger’ irão estar disponíveis para carros elétricos ‘não-Tesla’, na Holanda. Para utilizar estes carregadores, os condutores vão ter de fazer download da app Tesla mais recente para Android ou iOS. Onde por sua vez, estes irão encontrar uma opção “Carregar o seu non-Tesla”.
Como é óbvio, estas estações vão continuar a estar disponíveis para os veículos Tesla. Com a empresa muito atenta ao uso e potencial congestão durante o teste.
Entretanto, nos Estados Unidos, os veículos Tesla usam um conector de carregamento proprietário. Por isso, se quiserem aceder a estes carregadores, os interessados vão ter de comprar um adaptador. Esta situação não se verifica na Europa.
Em suma, ainda vamos ter de esperar um pouco até ver todas as estações de carregamento Tesla de braços abertos a todos os carros, de todas as marcas. Mas uma coisa é certa, a bola já começou a rolar, e o processo já está em andamento.