Carros Elétricos com painéis solares! Faz sentido?

Hoje em dia, é inegável que o mercado automóvel se está a virar para a eletrificação. Mas… Existem várias maneiras de produzir eletricidade, para posteriormente a armazenar nas baterias do nosso carro 100% elétrico.

Uma delas, passa pelos cada vez mais populares painéis solares. Aliás, sabe qual é o nome que se dá a um carro equipado com um, ou mais, painéis deste tipo? Carro Solar!

- Advertisement -

Vamos falar um pouco sobre o assunto.

Carros Elétricos com painéis solares? Faz sentido? Para quando?

Portanto, hoje em dia, muito boa gente fala da aposta elétrica das mais variadas fabricantes automóveis do mercado. Mas, poucos falam acerca do facto de ser completamente insustentável produzir baterias para tudo e todos, e claro, carregá-las todos os dias.

É preciso ter calma na eletrificação, e claro, arranjar soluções mais sustentáveis para o médio/longo prazo.

É exatamente por isso que existe uma grande aposta nos combustíveis sintéticos, para manter a atual frota automóvel em estrada, durante mais alguns anos, e claro, existe um interesse cada vez maior na implementação de painéis solares em automóveis, desde os mais pequenos, aos maiores. Vamos por partes?

Carros Solares: como são os automóveis movidos a energia solar?

Portanto, como o próprio nome indica, um carro solar, é um carro que conta com energia solar para abastecer a sua bateria. Mais concretamente, estamos a falar de energia fotovoltaica capturada pelo próprio veículo.

Para isto acontecer, é necessário montar painéis fotovoltaicos na superfície do veículo, sobretudo no tejadilho e no capô. Como é normal, quanto maior a superfície, maior é o potencial de captura de energia. (Daí ser uma solução que faz mais sentido em carros de grandes dimensões).

Mas será que é uma boa aposta, será que vamos ver mais veículos equipados com este tipo de painel?

Seria interessante! Mas ainda não existe um nível de produção suficientemente bom, e o preço ainda é proibitivo. Por exemplo, o Lightyear One é apenas vendido por encomenda, e ainda custa cerca de 150 mil euros. 

Sendo exatamente por isso que hoje em dia, pelo menos por enquanto, compensa mais investir em painéis solares para a nossa casa, para consumo interno, e claro, carregamentos para os nossos veículos elétricos.

Mas… Continuo a achar uma ideia interessante, para os muitos híbridos e full elétricos que já andam na estrada.

Mobilidade Sustentável tem de ser o objetivo!

Golf, GTE, Híbrido, Carregar

Antes de mais nada, é preciso salientar uma coisa… Ter um carro elétrico não significa estar a participar num modelo de mobilidade sustentável. Afinal de contas, a definição deste mesmo conceito aponta que nos temos de mover, sem libertar um qualquer gás com efeito de estuda, ou com impactos para a natureza.

O que claro está, levanta a questão… De que vale ter um carro elétrico, se depois o vai carregar com energia produzida a partir de petróleo, carvão, gás, e similares? A mobilidade sustentável apenas pode ser alcançada através de energia verde. Onde claro está, entra a energia solar.

O caminho está a ser percorrido, e não duvido que dentro de alguns anos, seja banal ver carros cheios de painéis fotovoltaicos, extremamente mais eficientes, e capazes de capturar energia elétrica a sério.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Gosta da ideia? Deve ser aposta? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.