Esta alteração dá logo mais privacidade no Gmail!

O Gmail é uma plataforma ultra-segura. No entanto, isto não impede que outras pessoas obtenham informações através dos emails que recebemos. É que é fácil alguém criar um email com imagens que tenham sido desenvolvidas para obter informações. É um sistema muito utilizado por pessoas do marketing mas também por utilizadores mal intencionados. Vamos explicar-lhe como proceder a uma alteração que dá logo mais privacidade no Gmail!

Esta alteração dá logo mais privacidade no Gmail!

Imaginemos que alguém cria uma imagem e aloja no seu servidor. Normalmente até é transparente e tem apenas 1×1 pixéis. Ou seja, ninguém s vê. Depois essa pessoa envia-nos um email que inclui essa imagem. Ora quando ela for carregada automaticamente envia várias informações para o servidor onde a imagem está alojada. É exemplo disso o endereço de IP que pode ser utilizado para nos identificar.

Gmail informações, mais privacidade no Gmail

Embora pareça assustador é algo bastante comum.

Seja como for não se preocupe porque existe uma forma de ninguém receber nada. Assim vamos explicar como o fazer na conta de Gmail.

Existe uma opção nas definições do Gmail que permite desativar o carregamento automático das imagens.

Assim clique na roda dentada no canto superior direito. Depois escolha ver todas as definições.

Depois na nova página desça um pouco até chegar à secção que diz imagens. Aí escolha a segunda opção que diz Perguntar antes de apresentar imagens externas. Depois em baixo escolha Guardar Alterações.

Mas atenção isto não significa que vai ficar sem imagens no seu Gmail. De facto, a única diferença é que elas não carregam automaticamente. Se as quiser carregar basta recorrer ao botão que surge no email e que permite carregar imagens.

Deste modo já ninguém vai conseguir obter informações através do email que lhe enviou. Quer dizer, a não ser que depois carregue as imagens manualmente. Ainda assim também já será diferente.

Isto parece algo demasiado simples. No entanto, é um passo importante! Só leva cerca de uma semana e pode ajudar a recuperar a sua privacidade online.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.