Carros elétricos podem ser carregados até 100%?

A questão dos carregamentos é uma constante em todos os aparelhos que têm como base uma bateria recarregável, onde temos de incluir os computadores portáteis, os smartphones, os relógios inteligentes, e claro, os carros elétricos.

Afinal de contas, caso não saiba, é sempre boa ideia manter o nível de carga de qualquer bateria entre os 40 e os 80%, de forma a garantir que a mesma se mantém saudável durante muitos e bons anos.

No entanto, enquanto no mundo dos smartphones pode lidar o seu aparelho a um qualquer carregador e receber um boost de 30% em menos de 5min, no mundo dos carros elétricos, a autonomia é bastante mais valiosa. O que claro está, levanta uma questão… Carregar até aos 80%, ou esquecer essa ideia e carregar sempre até aos 100%?

Carros elétricos podem ser carregados até 100%?

Audi E-Tron Sportback

Portanto, esta é mesmo uma das questões que mais vezes vemos na Internet, visto que muitas pessoas acreditam piamente que o ideal é carregar um carro elétrico, ou plug-in, até a um máximo de 80%. No entanto, as coisas não são assim tão preto no branco.

É que em boa verdade, a grande maioria dos veículos elétricos já limitam eletronicamente o carregamento até 80~90% da capacidade total da bateria. Já a contar com esta eventualidade, mas também, de forma a reservar parte da bateria para outros sistemas essenciais do automóvel. Além disto, os carregamentos são quase sempre feitos de forma suave, e muitas vezes, o sistema do carro é capaz de decidir a intensidade do carregamento que é necessária em dado momento.

Aliás, quando o automóvel percebe que está muito perto do limite, começa, de forma automática, a reduzir a entrada de energia, e por consequência, reduz a intensidade do carregamento.

Assim, de forma a explicar a coisa de maneira mais prática e simples, nos 20% finais, a intensidade de carregamento é reduzida drasticamente. O que vai de encontro ao que já sabemos acerca das baterias. Afinal, é muito mais complicado para uma bateria passar dos 95% para os 96%, do que é passar dos 30% para os 31%. Por isso, o próprio sistema de carregamento tem isto em conta, e baixa a intensidade. É também por isto que a parte final do carregamento de qualquer aparelho eletrónica é sempre a mais demorada.

Em suma, quando for carregar o seu carro 100% elétrico, ou eletrificado, não tenha qualquer problema de chegar aos 100% que a consola demonstra. Ande à vontade, sem qualquer medo. Aliás, imagine que foi à bomba de combustível e disse “pode atestar!”.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!