Tal como prometido na semana passada, a Google está agora a permitir que os utilizadores atualizem o comando Stadia para ativar o suporte para Bluetooth (Low Energy). Como sabemos o Stadia termina esta semana e os comandos que as pessoas compraram vão perder a sua funcionalidade principal. Para que a perda não seja total e para além da utilização com o modo USB-C com fios, a Google está a permitir que as pessoas passem o comando para um modo bluetooth. Assim vamos poder utilizá-lo noutras plataformas.
Já pode ativar o bluetooth no seu comando Google Stadia
Assim a Google lançou a ferramenta “Modo Bluetooth” em stadia.google.com/controller que requer o Chrome 108 ou mais recente. O processo “descarrega uma atualização de software” que é permanente.
Tem até 31 de dezembro de 2023 para mudar para o modo Bluetooth. Uma vez instalada a atualização prima e segure os botões “Y” + “Stadia” durante dois segundos para entrar no modo de emparelhamento. A luz de estado piscará a laranja e pode selecionar o Controlador Stadia nas definições do dispositivo. A luz ficará branca, com o comando a ligar-se automaticamente ao último dispositivo emparelhado e já o poderá utilizar.
Entretanto será possível atribuir uma nova função aos botões de captura e assistente da Google que com o fim do Stadia já não cumprem nenhuma função.
Em termos de compatibilidade esta ativação do modo Bluetooth funciona para quem está no Windows 10, Windows 11, macOS, Chrome OS e Android.
Ao nível do áudio há duas coisas que importa saber. Ao utilizar o controlador sem fios no modo Bluetooth, a porta de 3.5 mm e a porta USB não poderão ser utilizadas para auscultadores. Entretanto ao utilizar o controlador ligado com cabo USB, poderá ligar os auscultadores à porta de 3,5 mm do controlador.
Isto é importante para não ficar a pensar que existe algum problema com o seu comando.