Muitas pessoas mal intencionadas utilizam as contas individuais do WhatsApp para atingir utilizadores desprevenidos com ataques de spear phishing e outros esquemas demasiado bons para serem verdadeiros. Embora seja possível manter-se vigilante e evitar a maioria dos esquemas, o WhatsApp também está a fazer a sua parte e a concentrar-se na proteção contra o spam para a privacidade dos utilizadores com actualizações recentes. Vamos então olhar para a novidade do WhatsApp para quem o quer enganar.
WhatsApp tem uma novidade para quem o quer enganar!
Como a maioria dos outros criminosos, identificar spammers num mar de utilizadores comuns depende muito da observação e identificação de padrões de comportamento. Por exemplo, uma conta de fraude de phishing do WhatsApp provavelmente iniciará novas conversas com muito mais frequência do que alguém que continua uma conversa com contactos conhecidos. Para evitar que as pessoas sejam enganadas acidentalmente, o WhatsApp já tem algumas medidas de proteção, incluindo opções facilmente acessíveis para bloquear e denunciar mensagens de números desconhecidos. Agora, está a intensificar os esforços com a versão 2.24.10.5, como relata o WABetaInfo.
A última versão beta na Play Store revela uma nova funcionalidade que irá restringir os utilizadores de iniciarem novas conversas.
A mensagem de aviso aparece como uma folha inferior. Assim explica aos utilizadores que as mensagens em massa, as mensagens automatizadas ou o comportamento de spam podem ter levado à restrição. O pop-up contém uma hiperligação para documentação de suporte adicional e tem um botão para ignorar o pop-up. No entanto, o WhatsApp não tem um botão no ecrã para solicitar uma revisão manual ou contestar a restrição.
Felizmente, as restrições impostas são temporárias e os utilizadores podem continuar a responder às mensagens que recebem em conversas ativas com grupos e indivíduos. O suporte a chamadas também não deve ser afetado. O WABetaInfo destaca que o WhatsApp não espreita o conteúdo de suas mensagens antes de restringir uma conta ou tomar outra ação. Em vez disso, a empresa provavelmente conta com sistemas automatizados treinados para detectar as marcas de uso indevido da conta.
Entretanto as restrições são como um aviso e devem aliviar o fardo do processo que o WhatsApp criou para rever as proibições de contas. Afinal, restrições e banimentos também podem acontecer com pessoas bem-intencionadas. Dito isto, esta medida também deve dar aos burlões a oportunidade de fazer uma introspeção e corrigir os seus actos antes de perderem totalmente a conta do WhatsApp. A funcionalidade de restrição de contas ainda está em desenvolvimento.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!