Inicio Apple Apps do iPhone e iPad vão correr nos novos Mac!

Apps do iPhone e iPad vão correr nos novos Mac!

O sistema operativo Windows tem tentado aproximar o mundo dos computadores e dos smartphones. De facto, o Your Phone é um excelente exemplo disso. Aliás quem tem um equipamento da Samsung já consegue correr sem qualquer problema aplicações Android dentro do próprio sistema operativo Windows. Agora foi a vez da Apple dar esse passo e colocar as apps do iPhone e iPad a correrem no Mac. Mas até de uma forma melhor. É que na prática elas correm nativamente graças à nova arquitetura do processador. Apps iPhone Mac

Apps do iPhone e iPad vão correr nos novos Mac!

Claro que cabe aos programadores das aplicações otimizarem as suas apps para o iPhone, iPad e para os MacBooks com processador M1. Mas o conceito é que, por exemplo, pode usar a versão iOS do YouTube no MacBook, ou Instagram e muitas outras aplicações e jogos para dispositivos móveis.

Ainda não sabemos se todas as aplicações para iPad e iPhone estarão imediatamente disponíveis para os novos MacBooks, que incluem um novo MacBook Air e MacBook Pro.

Esta novidade deve-se ao novo processador Apple M1 que aposta na tecnologia ARM. Isto representa uma viragem tão grande como aquela que se deu quando este fabricante decidiu apostar na arquitetura da Intel. No entanto, com uma grande diferença. É que este processador é desenvolvido internamente pela Apple. Isto significa que as coisas estarão mais otimizadas do que nunca. Assim de repente lembro-me de duas vantagens. Mais desempenho e mais autonomia.

O M1 é um processador de oito núcleos que é desenvolvido com tecnologia de 5 nanómetros.

Destaca-se também por uma arquitetura de memória unificada. Isto significa muito mais desempenho comparativamente aos computadores que têm tudo em separado, ou seja, processador, gráfica, RAM e outros componentes.

Apps iPhone Mac

Os quatro núcleos de alta eficiência têm uma ampla arquitetura de execução, com 128 KB de cache de instrução, 64 KB de cache de dados e uma cache L2 partilhada de 4 MB. Já os núcleos de alto desempenho têm uma arquitetura de execução ultralarga, com 192 KB de cache de instrução, 128 KB de cache de dados e cache L2 de 12MB partilhada.

No caso das capacidades gráficas, o M1 inclui uma GPU de até oito núcleos e é o “processador gráfico mais avançado” que a Apple criou. Assim a marca afirma que pode fornecer um desempenho máximo com um terço do consumo de energia, comparativamente aos PCs.

Apps iPhone Mac

A GPU tem 128 unidades de execução, que podem trabalhar com até 24.576 threads simultâneos, permitindo uma performance de até 2,6 teraflops por segundo.

Destaca-se igualmente o Motor Neural de 16 núcleos. Ou seja, através do machine learning este processador fica ainda melhor!

Outras características dão também conta da integração de um sistema de segurança de última geração, controlador Thunderbolt e USB4 integrado e um processador de sinal de imagem avançado.

Claro que graças aos 5nm e a uma enorme otimização temos uma excelente eficiência energética. Tudo ao mesmo tempo que garante 3x mais desempenho por watt.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Windows 10: AMD, Nvidia e Intel têm novos updates! Atualize já

Todos queremos um PC a dar o máximo e sobretudo que esteja pronto para as próximas versões do Windows 10 e também para os...

Mega-promoção 2020 Cyber Week: Windows 10 a 7 Euros

Apesar da grande venda da Black Friday já ter acabado, assim como a Cyber Monday, as megapromoções não param. Assim, a Godeal24.com já preparou...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade! Atualize já

Em Setembro do ano passado, a Google adicionou uma nova visualização de memórias no Google Fotos. A ideia é ajudar os utilizadores a descobrirem...

Espera por Cyberpunk 2077? Streams só depois do lançamento!

Estando a apenas uma semana de distância, Cyberpunk 2077 já faz com que vários jogadores sintam aquele friozinho na barriga. Afinal de contas, este...

Nova personagem bombástica vai chegar ao Fortnite! Krat…

Apesar de já se encontrar no mercado há uma série de anos, Fortnite não parece querer desacelerar. Afinal de contas, depois da nova season...