Apple vai lançar uma surpresa antes do iOS 15 chegar!

A Apple não pára de nos surpreender com a grande quantidade de novidades que está a preparar. Enquanto algumas até são mais esperadas, outras são mais fora do vulgar. É exatamente neste último conjunto que se encontra uma surpresa que a Apple pode estar a preparar antes do iOS 15 chegar. É que teremos uma opção de escolha entre fazer a atualização para a nova versão ou ficarmos com a antiga e irmos recebendo apenas updates de segurança. Para este efeito terão de lançar uma versão intermédia antes da versão 15 chegar.

Apple vai lançar uma surpresa antes do iOS 15 chegar!

De facto, como refere a ZDNet, o programador Brendan Shanks encontrou provas no código do Xcode da Apple que a Apple quer lançar a versão iOS 14.8. Isto não deixa de ser uma grande surpresa dado que o iOS 15 já está a ser testado e a versão final deve chegar em breve.

Apple surpresa iOS 15

Mas será apenas isto que o iOS 14.8 vai trazer? 

Muito provavelmente não. De facto, até poderá trazer uma grande novidade de que se tem falado nos últimos dias.

A Apple quer garantir ao máximo a privacidade dos utilizadores. Mas ao mesmo tempo também quer proteger todos aqueles que possam estar a passar por problemas, sobretudo se forem crianças. Dito isto, está a preparar um sistema que vai analisar as fotografias que temos no nosso iPhone. Se encontrar algumas fotos suspeitas irá notificar a polícia. Escusado será dizer que a partir desse momento as pessoas podem estar a meter-se em vários problemas. No entanto, esta questão tem dois lados. Por um lado vai ajudar a proteger as crianças de abusos. Mas por outro há que considerar os falsos positivos que podem estar associados a este sistema de fotos do iPhone da Apple.

iphone 12, Apple iPhone fotos

A informação do novo sistema da Apple chega do Financial Times. Através dele ficamos a saber que este sistema está em pleno desenvolvimento e que vai chegar a todos os países. A nova tecnologia chama-se NeuralMatch. Assim o treino é via machine learning. Para esse efeito utiliza-se uma base de dados de imagens de crianças abusadas.

Ou seja, as fotos chegam ao iCloud e aí dá-se a análise. Se alguma foto foi estranha então a imagem será enviada para uma equipa especial. Depois a polícia irá analisar a questão.

Isto é algo que outros serviços na cloud fazem.

apple

A questão dos falsos positivos

Há imagens que poderão confundir o sistema. Imaginemos fotos que as mães tiram aos filhos para mostrarem alguma questão ao pediatra ou afins. Podem ser assinaladas por engano. No entanto, a Apple diz que vai analisar manualmente todas as imagens que chegarem. Para além disso refere que o risco do sistema de enganar é extremamente baixo. De facto, a probabilidade pode ser uma num milhão. Ora isto significa que dos 100 mil milhões possuidores de iPhones, 1000 poderão ter de dar explicações à polícia sem terem feito nada.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!