iPhone: se tirar fotos suspeitas a Apple vai avisar a polícia!

A Apple quer garantir ao máximo a privacidade dos utilizadores. Mas ao mesmo tempo também quer proteger todos aqueles que possam estar a passar por problemas, sobretudo se forem crianças. Dito isto, está a preparar um sistema que vai analisar as fotografias que temos no nosso iPhone. Se encontrar algumas fotos suspeitas irá notificar a polícia. Escusado será dizer que a partir desse momento as pessoas podem estar a meter-se em vários problemas. No entanto, esta questão tem dois lados. Por um lado vai ajudar a proteger as crianças de abusos. Mas por outro há que considerar os falsos positivos que podem estar associados a este sistema de fotos do iPhone da Apple.

iPhone: se tirar fotos suspeitas a Apple vai avisar a polícia!

iphone 12, Apple iPhone fotos

A informação do novo sistema da Apple chega do Financial Times. Através dele ficamos a saber que este sistema está em pleno desenvolvimento e que vai chegar a todos os países. A nova tecnologia chama-se NeuralMatch. Assim o treino é via machine learning. Para esse efeito utiliza-se uma base de dados de imagens de crianças abusadas.

Ou seja, as fotos chegam ao iCloud e aí dá-se a análise. Se alguma foto foi estranha então a imagem será enviada para uma equipa especial. Depois a polícia irá analisar a questão.

Isto é algo que outros serviços na cloud fazem.

apple

A questão dos falsos positivos

Há imagens que poderão confundir o sistema. Imaginemos fotos que as mães tiram aos filhos para mostrarem alguma questão ao pediatra ou afins. Podem ser assinaladas por engano. No entanto, a Apple diz que vai analisar manualmente todas as imagens que chegarem. Para além disso refere que o risco do sistema de enganar é extremamente baixo. De facto, a probabilidade pode ser uma num milhão. Ora isto significa que dos 100 mil milhões possuidores de iPhones, 1000 poderão ter de dar explicações à polícia sem terem feito nada.

Mas há mais preocupações com esta função que chega com o iOS 15. É que algumas organizações referem que o sistema pode ser alterado por alguns governos autoritários para procurarem outro tipo de imagens. Por exemplo, conteúdos alusivos aos momentos LGBT que têm estado na mira da muitos governos de direita.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!