Apple prepara-se para aderir aos buracos no ecrã. Nova moda?

A Apple elaborou ainda mais detalhadamente a solução que arranjaram para tornar as molduras mais pequenas em todos os ecrãs. De facto, os fabricantes têm estado muito interessados neste tópico. Enquanto uns utilizam monocelhas e câmaras pop-up, outros querem apostar nos buracos. De facto, esta novidade parece estar a ganhar força entre as empresas que desenvolvem smartphones.

Buracos no ecrã: uma tendência crescente

A Huawei tem esta patente, a Samsung já apresentava este tipo de ecrã com uma espécie de O e agora é a vez da Apple. A propósito do Infinity O existem rumores que ele pode ser inaugurado no Galaxy S10.

buracos no ecrã

A Apple das duas uma. Ou está a preparar algo igual, ou simplesmente não quer ser ultrapassada e submeteu uma patente. Assim, caso seja necessário, pode fazer furos no ecrã para acomodar a câmara para selfies e o kit de identificação facial.

A nova patente da Apple foi aprovada pelo USPTO a 8 de novembro, mas já tinha submetida em junho. Na prática explica como tudo será feito. Embora a patente refira principalmente a mecânica de perfuração do vidro para incorporar a lente da câmara frontal, também acaba por revelar como fica no smartphone.

Uma alternativa à colocação de uma câmara escondida no ecrã

Infelizmente neste momento colocar a câmara escondida no painel ainda é um desafio muito grande para os fabricantes. No entanto, fazer um furo ou dois, não é um desafio insuperável para fabricantes de topo como a Samsung, Apple ou Huawei. Assim e olhando para tudo o que se passa está mais que visto que os buracos serão o mainstream em 2019.

O papel de cada fabricante no combóio do buraco

Samsung

O ecrã Infinity-O não possui uma monocelha. No entanto, tem um furo no canto superior esquerdo do ecrã. É aqui que vai estar a câmara para selfies. Não sabemos se isto vai pegar ou não, mas não deixa de ser algo original. Ainda assim, o buraco em forma de O está posicionado de maneira estranha e as pessoas podem ter dúvidas antes de comprarem equipamentos com este design. No entanto, também todos diziam o mesmo antes da monocelha se ter tornado popular.

Este design deve ser já aplicado no próximo Galaxy S10. No entanto e se os rumores estiverem corretos, o buraco deve estar centrado no ecrã.

Huawei

A Huawei está supostamente a trabalhar num novo smartphone que que pode fazer da monocelha uma coisa do passado. Esta informação chega através do site ETNews que cita “fontes da indústria” como fonte e refere que a nova solução, ainda desconhecida da Huawei, é simplesmente um furo.

Como o design mostrado na imagem abaixo deixa adivinhar, consiste num pequeno orifício feito no painel frontal e que vai servir para acomodar a câmara para selfies.

Embora esta abordagem pareça um pouco estanha, ela vai permitir, de facto, a remoção da monocelha.

Durante o ano passado e com o número de smartphones a integrarem monocelha, o Android teve de passar por algumas alterações para lidar com esse pormenor. Deste modo presume-se que o mesmo teria de acontecer para um dispositivo com um furo no ecrã.

É que caso isto não aconteça, os utilizadores vão perder simplesmente uma parte do mesmo quando tiverem de interagir com aplicações ou, por exemplo, para verem um filme.

A imagem também deixa adivinhar que haverá alguma moldura na parte superior do ecrã, mas apenas com o tamanho suficiente para acomodar os sensores adicionais, altifalante e assim por diante.

Apesar de não existirem informações acerca do lançamento deste dispositivo, ele deve chegar no quarto trimestre deste ano. Outra informação é o ecrã será LCD e terá 6 polegadas.

ASUS

Há algumas semanas chegou uma imagem à Internet que revela o novo protótipo do ASUS Zenfone 6. O novo dispositivo surge ao lado do 5Z. O que mais se destaca é o buraco no ecrã onde está a câmara frontal, acompanhado por molduras superior e laterais muito finas.

Já a moldura inferior é ligeiramente mais grossa. O smartphone também possui uma configuração de câmara vertical na parte traseira e auscultadores de 3,5 mm.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Atenção: é esta a distância a que se deve sentar do volante!

Os automóveis estão cada vez mais seguros e para isto contribuem muito os sistemas de segurança que têm vindo a ser implementados nos últimos...

iPhone mais barato que um Android topo de gama. Será possível?

Como já deve ter percebido, já se criou toda uma retórica para tentar justificar os aumentos de preço que muito provavelmente vamos ver na...

Box Android IPTV barata: os riscos ocultos que tem de conhecer!

As boxes Android IPTV estão cada vez mais populares, prometendo acesso a uma vasta gama de conteúdos de streaming a preços acessíveis. No entanto,...

Vigilantes da estrada: uma espécie de Waze no Facebook!

Há quem diga que as redes sociais vieram trazer várias coisas negativas. No entanto, isto nem sempre corresponde à verdade. De facto, existem grupos...

Já pode descarregar torrents no iPhone sem precisar de Jailbreak!

Há muito que a Apple proibiu as aplicações de torrents na sua App Store, uma vez que estas ferramentas são frequentemente utilizadas para infringir...

Google prepara revolução na Google Play Store! Veja

Um dos elementos mais importantes para quem tem um smartphone da Google é sem dúvida a loja de aplicações. Para além disso, acaba por...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados