Apple prepara-se para aderir aos buracos no ecrã. Nova moda?


Por em

A Apple elaborou ainda mais detalhadamente a solução que arranjaram para tornar as molduras mais pequenas em todos os ecrãs. De facto, os fabricantes têm estado muito interessados neste tópico. Enquanto uns utilizam monocelhas e câmaras pop-up, outros querem apostar nos buracos. De facto, esta novidade parece estar a ganhar força entre as empresas que desenvolvem smartphones.

Buracos no ecrã: uma tendência crescente

A Huawei tem esta patente, a Samsung já apresentava este tipo de ecrã com uma espécie de O e agora é a vez da Apple. A propósito do Infinity O existem rumores que ele pode ser inaugurado no Galaxy S10.

buracos no ecrã

A Apple das duas uma. Ou está a preparar algo igual, ou simplesmente não quer ser ultrapassada e submeteu uma patente. Assim, caso seja necessário, pode fazer furos no ecrã para acomodar a câmara para selfies e o kit de identificação facial.

A nova patente da Apple foi aprovada pelo USPTO a 8 de novembro, mas já tinha submetida em junho. Na prática explica como tudo será feito. Embora a patente refira principalmente a mecânica de perfuração do vidro para incorporar a lente da câmara frontal, também acaba por revelar como fica no smartphone.

Uma alternativa à colocação de uma câmara escondida no ecrã

Infelizmente neste momento colocar a câmara escondida no painel ainda é um desafio muito grande para os fabricantes. No entanto, fazer um furo ou dois, não é um desafio insuperável para fabricantes de topo como a Samsung, Apple ou Huawei. Assim e olhando para tudo o que se passa está mais que visto que os buracos serão o mainstream em 2019.

O papel de cada fabricante no combóio do buraco

Samsung

O ecrã Infinity-O não possui uma monocelha. No entanto, tem um furo no canto superior esquerdo do ecrã. É aqui que vai estar a câmara para selfies. Não sabemos se isto vai pegar ou não, mas não deixa de ser algo original. Ainda assim, o buraco em forma de O está posicionado de maneira estranha e as pessoas podem ter dúvidas antes de comprarem equipamentos com este design. No entanto, também todos diziam o mesmo antes da monocelha se ter tornado popular.

Este design deve ser já aplicado no próximo Galaxy S10. No entanto e se os rumores estiverem corretos, o buraco deve estar centrado no ecrã.

Huawei

A Huawei está supostamente a trabalhar num novo smartphone que que pode fazer da monocelha uma coisa do passado. Esta informação chega através do site ETNews que cita “fontes da indústria” como fonte e refere que a nova solução, ainda desconhecida da Huawei, é simplesmente um furo.

Como o design mostrado na imagem abaixo deixa adivinhar, consiste num pequeno orifício feito no painel frontal e que vai servir para acomodar a câmara para selfies.

Embora esta abordagem pareça um pouco estanha, ela vai permitir, de facto, a remoção da monocelha.

Durante o ano passado e com o número de smartphones a integrarem monocelha, o Android teve de passar por algumas alterações para lidar com esse pormenor. Deste modo presume-se que o mesmo teria de acontecer para um dispositivo com um furo no ecrã.

É que caso isto não aconteça, os utilizadores vão perder simplesmente uma parte do mesmo quando tiverem de interagir com aplicações ou, por exemplo, para verem um filme.

A imagem também deixa adivinhar que haverá alguma moldura na parte superior do ecrã, mas apenas com o tamanho suficiente para acomodar os sensores adicionais, altifalante e assim por diante.

Apesar de não existirem informações acerca do lançamento deste dispositivo, ele deve chegar no quarto trimestre deste ano. Outra informação é o ecrã será LCD e terá 6 polegadas.

ASUS

Há algumas semanas chegou uma imagem à Internet que revela o novo protótipo do ASUS Zenfone 6. O novo dispositivo surge ao lado do 5Z. O que mais se destaca é o buraco no ecrã onde está a câmara frontal, acompanhado por molduras superior e laterais muito finas.

Já a moldura inferior é ligeiramente mais grossa. O smartphone também possui uma configuração de câmara vertical na parte traseira e auscultadores de 3,5 mm.

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple, Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

A nova XFX AMD Radeon RX 590 sorriu para a câmera

Montana Mike: novo jogo para o Spectrum Next, ainda antes do computador sair

Seguinte