Aplicação do YouTube tem uma novidade que facilita a vida!

Youtube

A aplicação do YouTube está a receber uma nova atualização. No entanto, não está a ser feita diretamente na app, mas sim ao nível do servidor, conforme constatou o site Android Police. Não é propriamente uma grande alteração. No entanto para quem gosta de ver os vídeos do YouTube em ecrã total ajuda a corrigir um pequeno problema.

Aplicação do YouTube facilita a vida a quem gosta de assistir aos vídeos em ecrã total e no modo paisagem

Antes da atualização havia um pormenor complicado quando estávamos a ver um vídeo no modo paisagem. Dito isto, se nos apetecesse partilhá-lo ou mesmo adicioná-lo a uma lista de reprodução tinhamos de passar para o modo retrato, para encontrarmos o ícone apropriado. Quando essa tarefa estivesse concluída era necessário voltarmos a colocar o smartphone no modo paisagem. Ora para evitar este incómodo, a Google fez uma pequena alteração.

Assim, a nova atualização adiciona uma barra que contem as opções de gostar, ou não, de um vídeo, partilhar e ainda guardar. Isto quando estamos a utilizar o YouTube no modo paisagem.

Para que a barra apareça só temos de deslizar o dedo para cima, quando temos o YouTube em ecrã total no modo paisagem.

Nessa altura, também surgem três vídeos recomendados na parte superior do ecrã. Em baixo, estão conforme referimos os ícones que mencionámos acima. Entretanto há um pormenor muito bem-vindo. É que os polegares para cima e para baixo ainda mostram quantas vezes um vídeo foi “amado” ou “odiado”.

A alteração aparece na versão 14.18.56 da aplicação do YouTube para Android.

Entretanto o YouTube parece estar a apostar em muitas novidades. Passaram cerca de duas semanas, desde que a capacidade de reproduzir ficheiros de áudio presentes no smartphone foi detectada no YouTube Music para Android. Agora eis que esta reprodução local está a ser implementada a um nível mais global e é sem dúvida um passo importante para substituir o Play Music.

Novidade no YouTube Music prepara a substituição do conhecido Play Music

Para que isto funcione, a aplicação vai pedir permissão aos utilizadores do YouTube Music para reproduzir ficheiros de música. Entretanto quando esta funcionalidade estiver amplamente disponível temos de ir a configurações e depois a downloads. Aí só temos de escolher mostrar ficheiros do dispositivo.

no YouTube Music

Estas opções já estão todas disponíveis para quem já está a executar a versão 3.13. No entanto, a reprodução local do YouTube Music já surge desde a versão 3.09 nas configurações.

Assim que a permissão foi concedida, as listas de reprodução, álbuns, músicas e artistas vão ganhar um novo separador chamado ficheiros do dispositivo.

Estas músicas podem ser reproduzidas sem qualquer problema, mas não podem ser adicionadas a listas de reprodução com músicas do YouTube Music.

Dito isto, os utilizadores só podem criar listas de reprodução que incluam músicas locais. Entretanto, o separador Playlists passa a apresentar o botão “Nova lista de reprodução”.

O ecrã que revela o que está a tocar quando são músicas locais difere do habitual.

Dito isto, não temos os habituais botões de gostar ou não gostar nem o painel de informações para irmos para a secção dedicada ao álbum ou ao artista. Apesar disto, o botão de transmitir continua a aparecer no canto superior direito embora não seja possível fazer qualquer stream.

A reprodução local está em desenvolvimento há várias versões nos últimos meses. Este é sem dúvida um passo fundamental para o YouTube Music, substituir o Play Music como o cliente de áudio standard no Android.

Fonte

Não percas nenhuma novidade. Segue-nos no Instagram, no Facebook e no Twitter!