Connect with us

Reviews

Análise Samsung Galaxy A7: Será mesmo um bom gama média?

Bruno Fonseca

Publicado a

A Samsung tem apostado em força nos dispositivos de gama média. Na Leak temos vindo a testar praticamente todos e agora chegou a vez de deitarmos a mão ao Galaxy A7. Por um preço de 359,99 Euros será esta uma boa opção? À partida e se olharmos logo à partida para a configuração de câmara tripla, a resposta mais imediata é sim. Mas será realmente assim?

Samsung Galaxy A7: Design

Quando tiramos o Samsung Galaxy A7 da caixa vemos logo que se trata de um equipamento bastante atrativo, especialmente na parte traseira. De facto, quando vemos apenas a parte de trás do novo Galaxy com a configuração de câmara tripla e design em vidro achamos de imediato que estamos perante um topo-de-gama.

Três câmaras alinhadas na vertical

Tudo o que temos nesta parte traseira são as três câmaras alinhadas na vertical do lado esquerdo. No fundo, assume a mesma configuração que encontramos no P20 Pro. Logo abaixo das câmaras está um flash LED. Para além de um logotipo no centro, pouco mais há para dizer.

Samsung Galaxy A7

Na parte da frente o aspeto de topo-de-gama já não é assim tão indiscutível. Temos um equipamento com um ecrã muito interessante mas com as molduras superior e inferior mais grossas. As laterais também não são as mais finas do mundo, mas também não são grossas. Não obstante disso e assim que o ligamos vemos que tem um ecrã de muita qualidade.

Um sensor de impressões digitais lateral

No lado esquerdo deste dispositivo temos apenas o slot para acomodar o cartão SIM. Do lado direito temos os botões de volume e ainda o botão que permite ligar e desligar o dispositivo. Este botão de energia serve também como sensor de impressões digitais. Esta é sem dúvida uma boa ideia para não tornar a moldura inferior demasiado grossa. Ainda assim, do tamanho que ela é no A7, até dava espaço para o integrar lá.

Ecrã

O novo Galaxy A7 tem um ecrã Super AMOLED de 6 polegadas com resolução Full HD+. Este ecrã infinito possui uma resolução de 2220×1080 pixéis.

Quem compra um dispositivo da Samsung sabe que não vai ser enganado no ecrã. É exatamente o que acontece com este. Temos um ecrã de grande qualidade que não deixa nenhum utilizador indiferente.

As câmaras

A maior atração desde dispositivo são as câmaras triplas. Isto é algo que até agora só tinhamos visto na gama P20 da Huawei. O modo de funcionamento e simples. Duas câmaras para capturar a imagem e outra para “beber” a luz.

Ora no caso da câmara tripla Samsung, posicionada no canto superior esquerdo, temos um sensor de 24 megapixéis com abertura f/1.7, outro grande-angular de 8 megapixéis e por fim um de profundidade com 5 megapixéis. Nestes dois últimos temos aberturas de f/2.4 e f/2.2, respetivamente.

Na parte frontal, está uma câmara para selfies de 24 megapixéis com abertura f/2.0. Destaca-se ainda a presença de um flash LED.

Sistema inteligente de otimização de cenas

À semelhança do que acontece com outros concorrentes, a Samsung também disponibiliza um sistema inteligente de otimização de cenas. Ou seja, a cor, o contraste, o brilho, entre outros pormenores são ajustados de acordo com o que se está a fotografar.

De facto conseguimos quase sempre obter bons resultados nas fotografias que capturámos com este dispositivo.

Ainda assim, importa salientar que apesar de também incluir um sistema de três câmaras não conseguimos obter os mesmos resultados nas fotos à noite que é possível obter com o P20 Pro ou com o Mate 20 Pro. De facto fica aquém do que estávamos à espera neste campo.

Ao nível do vídeo e como não será de estranhar este dispositivo não consegue filmar a 4K, sendo apenas possível capturar vídeos 1080p a 30fps. Embora os vídeos aproveitem a estabilização eletrónica de imagem e focagem automática por vezes é um pouco lenta.

Desempenho

A Samsung tinha por hábito incluir processadores algo fracos na gama J, especialmente devido ao fator preço. No entanto este não é o caso do A7. De facto, este dispositivo vem com um chipset Exynos 7885  que aposta nos núcleos Cortex A73. Ao combinarmos este chipset com 4GB de memória obtemos um equipamento que funciona bem.

Ao nível dos jogos, experimentámos o PUBG que funciona bem e sem soluções desde que deixe as definições no médio.

Software e funcionamento

Este dispositivo vem com o sistema operativo Android Oreo juntamente com a interface Samsung Experience 9.0.

Ao nível de autenticação experimentámos o sensor de impressões digitais na parte lateral que funciona bem. No entanto se for canhoto pode ser mais complicado. Para além desde sistema destaca-se ainda o reconhecimento facial. Funciona bem mas não é propriamente muito rápido, por isso recomendamos que utilizem o dedo.

Armazenamento

A versão que experimentámos vem com 64GB de armazenamento. Não é pouco e pelo facto de existir um slot dedicado para os cartões microSD podemos expandir este espaço até aos 512GB.

Bateria

O novo Galaxy A7 vem com uma bateria de 3300 mAh. Isto é quase o standard para 2018. Se fizerem uma utilização normal dá para um dia. Agora se não dispensam o telemóvel por um segundo mais vale comprarem um powerbank, especialmente se quiserem utilizar o sistema Always On.

Já que falamos de bateria importa salientar que é pena a Samsung ter utilizado uma porta micro USB. Parece algo já tão ultrapassado (eu sei que ainda muitos utilizam, mas dá a sensação que uma porta USB-Tipo C dá mais modernidade aos dispositivos). Também gostaríamos de ver a presença do carregamento rápido, mas infelizmente ele não está presente.

Veredicto

O Samsung Galaxy A7 2018 é um gama média ambicioso. O design, o facto de ter três câmaras e utilizar a marca Samsung é normalmente uma receita para o sucesso. Ainda assim, quando se utiliza percebemos algumas fragilidades. Não é que prometa muito e ofereça pouco. No entanto, gostávamos de ter visto um pouco mais.

Ainda assim considerando que por 359 Euros levamos um telemóvel da Samsung para casa com ecrã AMOLED, não deixa de ser interessante, especialmente para fãs da marca.

Disponível para compra aqui. (Phone House)

Veja também o comparativo do Galaxy A8 vs Galaxy A7

Outras notícias de hoje:

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 Comentário

1 Comment

  1. Ricardo Loureiro

    12 Novembro, 2018 at 11:30

    Vocês sabiam? A Samsung não me permite consertar o meu dispositivo em Portugal porque o aparelho foi comprado fora de Portugal. Um absurdo! Uma empresa supostamente global pensa localmente, como as empresas faziam no Século XIX. Clientes ficam sem assistência. Cuidado com isso no momento de sua escolha.

    Eu não consigo escalar o problema na Samsung de Portugal e tudo que me dizem é um delicado “danse-se, Senhor”.
    E ponto. Um absurdo…

    Did you know? Samsung does not allow me to repair my device in Portugal because the device was purchased outside of Portugal. An absurdity! A supposedly global company thinks locally, as companies did in the nineteenth century. Customers are left without assistance. Be careful with this at the time of your choice.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android10 mins atrás

Versão mais económica do Vivo Y95 chega ao Geekbench

Na semana passada, o Vivo Y95 foi visto no Geekbench, aparecendo nesta plataforma com a designação “vivo vivo 1807”. Entretanto,...

Jogos1 hora atrás

Remake de Final Fantasy 7 – Ainda não há data de lançamento!

Os fãs andam a pedir um Remake de Final Fantasy 7 há anos! E a Sony sabe disso, não foi...

Hardware14 horas atrás

NVIDIA já está a investigar a causa dos defeitos das GeForce RTX

No fim do mês passado, chegaram à Internet um grande número de queixas, de consumidores com uma placa gráfica NVIDIA...

Android14 horas atrás

LG G7 One recebe o Android Pie à frente de todos os modelos

A LG não é propriamente a marca mais rápida no que diz respeito ao lançamento de atualizações para smartphones. Isto...

Apple15 horas atrás

Oops!?…Apple iPad Pro, o primeiro tablet dobrável do mercado?

Um novo vídeo do famoso YouTuber JerryRigEverything mostra que o novo Apple iPad Pro, além de extremamente poderoso, parece feito...

Android16 horas atrás

Huawei P Smart 2019: Especificações interessantes por 199 Euros

A Huawei tem um novo smartphone a caminho da Europa e também da América do Norte. Este dispositivo surge com...

Hardware17 horas atrás

GTX 2060 – Placa adiada devido ao excesso de stock da GTX 1060

NVIDIA GTX 2060 – Está à espera da nova placa gráfica de média gama da NVIDIA, baseada na arquitetura Turing...

Música, Cinema e TV17 horas atrás

Saudades de Dragon Ball Super? Nada temam, há mais a caminho!

O anime de Dragon Ball Super terminou há alguns meses, e desde aí que muitos fãs estão na dúvida se...