Samsung mostrou telemóvel que se dobra. Mas às escuras!

Na conferência que a Samsung realizou hoje San Francisco, foi finalmente dado a conhecer ao mundo um dispositivo em que andam a trabalhar há anos: um telemóvel dobrável. O segredo está no novo ecrã.

De facto o mundo já espera por algo assim há muito tempo, especialmente porque aqui aqui e ali iam surgindo vários rumores, no entanto, sempre sem confirmações oficiais.

O novo ecrã dobrável chama-se Samsung Infinity flex

A tecnologia que permite que este telemóvel se torne realidade chama-se Samsung Infinity flex.

O dispositivo mostrado no palco foi um protótipo e envolto em numa espessa caixa para evitar que víssemos o design final. No entanto, não havia muito para esconder. Imaginem dois S9, um por cima do outro. Será mais ou menos este o aspeto do ecrã final.

Quando está dobrado, o dispositivo parece-se com um típico smartphone, embora um pouco menor e mais fino.

Um ecrã maior de 7.3 polegadas

Quando abre o dispositivo, na horizontal, fica com um ecrã de 7.3 polegadas.

A interface Android muda automaticamente entre os diferentes layouts dependendo se o dispositivo está “fechado” ou “aberto.”

Pode utilizar todas as aplicações, como faria normalmente num telemóvel normal, especialmente quando ele está fechado.

No entanto quando o abre não se perde nada. Continua a trabalhar exatamente com a mesma aplicação porém de forma diferente. É que ela vai adaptar-se ao tamanho do novo ecrã quer seja o mais pequeno ou o maior.

Se estiver utilizar o Google Maps, enquanto o telefone está fechado, quando o abrir vai continuar a mostrar o Google Maps que será redimensionado para coincidir com o novo layout.

A multi-tarefa será um dos pontos de honra

Entretanto, a Samsung também criou um novo sistema chamado multi-janela ativa, que permite executar até três aplicações de uma só vez. Este novo sistema funciona quando o smartphone está totalmente aberto.

Assim, isto será uma excelente novidade para quem não dispensa as capacidades multi-tarefa. Provavelmente vai ser uma grande parte da futura campanha de marketing para o smartphone.

Infelizmente, a Samsung não revelou mais informaçoes acerca do telefone, tais como um nome, data de lançamento, ou preço.

No entanto considerando que já quase vimos todo o equipamento, não deverá demorar muito tempo até que ele chegue ao mercado.