Samsung já fez ‘tease’ de um novo processador, será o Exynos 9820?

Samsung Exynos 9820 – Sem dúvida que chegámos à era dos processadores de 7nm, com a Apple e a Huawei a começarem as hostilidades! Pela mão dos chipsets A12 Bionic e Kirin 980, claro está.

Pois bem, agora, todos os olhos estão em cima da Samsung e da Qualcomm!

Enquanto ainda não sabemos quando é que a Qualcomm irá revelar oficialmente o seu novo Snapdragon 8150… A Samsung já começou a fazer alguns ‘teases’ nas redes sociais, indicando que algo poderá ser anunciado já na próxima semana.

Será que vamos receber alguns detalhes do Exynos 9820 que deverá equipar o Galaxy S10 no próximo ano?

O novo SoC Exynos 9820 deverá ter o mesmo sistema de clusters do Kirin 980 da Huawei

Exynos 9820

As notícias chegam-nos diretamente da página oficial da Samsung, que indica o dia 14 de Novembro, como a data em que o chipset deverá ser revelado.

Além da data de lançamento, o ‘teaser’ menciona o um tipo de ‘processamento inteligente’. O que deverá significar a introdução de uma unidade de processamento neural (NPU) para operações de IA e de aprendizagem máquina.

Em suma, uma NPU ajuda em tarefas como o reconhecimento de imagens, processamento de imagens, e reconhecimento de fala… E caso não saiba, tanto a Apple como a Huawei, já contam com estas unidades de processamento, aliás, já as lançaram em 2017.

Curiosamente, ao contrário do seu antecessor, o Exynos 9820 não irá contar com a arquitetura big.LITTLE, optando por uma arquitetura DynamicQ 2+2+4. As especificações detalhadas ainda não são conhecidas, mas deverá ser produzido com o processo de 7nm com litografia EUV.

O próximo topo de gama da Samsung, Galaxy S10, deverá ser o primeiro telemóvel da empresa a contar com este SoC.

Similarmente, também deverá ser o primeiro aparelho da Samsung a ter um sensor de impressão digital no ecrã. (Também deverá ser lançada uma versão com suporte a redes de nova geração 5G.)

Pois bem, neste momento, o Apple A12 Bionic é o SoC mais poderoso do mercado. Por isso, vai ser muito interessante perceber como se irá comportar a solução da Samsung, contra a oferta da sua eterna rival!

Afinal de contas, apesar da excelente performance… O Kirin 980 da Huawei ainda ficou muito longe daquilo que a Apple conseguiu alcançar em 2018.

Em suma, será sem dúvida, uma excelente oportunidade para a Samsung voltar a impor o seu domínio no mundo Android.

Fonte