Já todos nós vimos veículos movidos a GPL nas estradas Portuguesas, quase sempre a partir de carros adaptados, com aquele icónico autocolante azul no para-choques traseiro, que claro está, também significava algumas limitações no estacionamento, entre outras coisas um bocadinho chatas para o dia-a-dia de qualquer de condutor.
Pois bem, o GPL mudou! Perdeu a grande maioria das suas desvantagens, mas todas as vantagens continuam bem vivas, e na verdade, possivelmente mais apelativas para a grande generalidade dos condutores.
Sendo exatamente por isso que a Renault, a partir da Dacia, tem vindo a apostar forte e feio em motorizações Bi-Fuel! O que é Bi-Fuel? Estamos a falar de veículos que tanto podem consumir Gasolina como GPL (Gás de Petróleo Liquefeito).
Quais são as vantagens? Como é óbvio, são mais que muitas para a carteira, e na verdade, também para o ambiente. Mas vamos por partes.
(Análise) Como é andar com um carro a GPL em 2024?
O que é o GPL?
De forma muito resumida, o GPL é uma mistura de Propano e Butano, em percentagens que dependem da regulamentação de cada região onde o carro circula.
Como funciona um motor a GPL?
No fundo, é um motor a Gasolina modificado para também queimar GPL.
Sendo exatamente por isso que estes veículos costumam ter 2 depósitos a bordo, um de Gasolina e outro de GPL. Algo positivo, porque o GPL ainda tem uma grande desvantagem… O facto de não estar disponível em todos os postos de abastecimento ativos em solo Nacional.
É muito difícil meter GPL no automóvel?
Como dissemos em cima, um veículo a GPL pode funcionar apenas e só a Gasolina. Por isso, se estiver mesmo “à rasca”, basta utilizar a gasolina que tem no tanque, ou pura e simplesmente meter alguma gasolina até chegar a uma região onde exista GPL.
Porém, como é óbvio, ter um veículo a GPL para andar a Gasolina não faz muito sentido. As grandes vantagens de uma motorização Bi-Fuel só aparecem se usar muito e bom GPL.
Dito isto, segundo a Dacia, que é a marca que mais aposta neste tipo de motorização em Portugal, existem mais de 400 postos de abastecimento de GPL em Portugal. São menos postos relativamente aos mais de 2400 postos de abastecimento de gasóleo e gasolina, ainda assim, é o suficiente para oferecer uma cobertura Nacional.
Vale ainda a pena salientar que até no ato de abastecimento o GPL mudou. Ou seja, meter GPL é tão rápido, e tão fácil, como meter Gasolina ou Gasóleo. Caso não saiba, antigamente era um processo um pouco mais complicado, e que até assustava alguns potenciais compradores deste tipo de motorização.
Existem limitações num veículo a GPL?
Um dos maiores mitos à volta do GPL está relacionado com a sua segurança, já que os automóveis movidos a este combustível ganharam uma fama de que não são seguros e que podem explodir em caso de acidente.
Dito isto, o GPL é, de facto, altamente explosivo e mais inflamável do que a gasolina. Porém, tendo isto em conta, os depósitos de combustível GPL são muito mais robustos e por isso muito mais fiáveis. São na realidade muito mais robustos que os depósitos utilizados para Gasolina e Gasóleo. Além disso, obedecem a testes que simulam as condições mais extremas.
Para ter ideia, mesmo em caso de incêndio, o depósito GPL está munido com dispositivos que permitem evacuar o combustível sob pressão, de modo a evitar uma rutura catastrófica do depósito.
- Nota: Porém, aqui estamos a falar de instalações de fábrica. Qual quer adaptação feita à posteriori é da responsabilidade da entidade que fez a instalação. Ainda assim, qualquer adaptação GPL é sujeita a uma inspeção extraordinária.
GPL implica maiores consumos, mas é significativamente mais barato!
Sim, andar só a GPL significa que vai gastar mais litros (ou Kg) de combustível por cada 100 quilómetros percorridos. Porém, o GPL tem estado próximo dos 0.8€ por kg, enquanto a Gasolina anda a tocar nos 1.7€ por litro.
Por isso, mesmo que gaste mais GPL, a poupança vai continuar a ser muito significativa para a sua carteira, especialmente se fizer circuitos mais citadinhos, onde irá conseguir médias significativamente superiores no seu dia-a-dia.
Por exemplo, as médias em GPL podem ser 20% superiores às médias do mesmo motor alimentado a Gasolina. Porém, o custo do GPL é cerca de 50% inferior ao da Gasolina.
Segundo os nossos resultados, pode esperar mais vantagens neste tipo de motorização, face a muitos dos veículos híbridos disponíveis no mercado.
Potência é a mesma?
Não exatamente, a performance pode ser maior ou mais baixa. Tudo depende da fabricante. Mas podemos dizer que os números são realmente muito similares.
Um veículo a GPL é mais caro na altura da aquisição?
Talvez, mas é uma diferença muito ligeira, e depende sempre da marca. No caso da Dacia, é realmente muito similar, por vezes com vantagem para o lado do GPL.
Vale a pena?
Tivemos recentemente a oportunidade de conduzir dois Dacia equipados com motores Bi-Fuel, um Duster e um Jogger. Posso dizer que fiquei mesmo muito agradado com a experiência, ou melhor, com o “custo” dessa mesma experiência.
Fiz mais de 2000 quilómetros com ambos os veículos no espaço de 2 semanas, e foi como se estivesse a conduzir o meu Golf do dia-a-dia. A condução é a mesma, a praticabilidade da coisa é também a mesma. É um pouco mais chato não ser possível optar por um qualquer posto de abastecimento à minha volta, mas não é de todo o fim do mundo. Até em Salvaterra, que eu gosto dizer que é para onde os Sonhos vão para Morrer, existem postos de abastecimento com GPL.
Talvez não seja a motorização mais desejável para quem faça muita autoestrada, ou queira “puxar” muito pelo seu automóvel. Mas, para circuitos citadinos, casa-trabalho, buscar os míudos à escola, ou fazer um passeio normal de fim-de-semana, é uma alternativa incrível, e na realidade até mais interessante que muita da eletrificação que anda por aí.
Como é óbvio, cada caso é um caso! Por isso, se tem interesse, nada melhor que testar um destes automóveis.
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