É inegável que toda a conversa à volta do IA parece uma montanha que pariu um rato em 2024, a tecnologia ainda não está madura o suficiente para ter um impacto mais sério na vida dos utilizadores. Porém, aos poucos, vamos inegavelmente chegar lá.
Sendo exatamente por isso que os especialistas e analistas de mercado estão neste momento a apontar para algumas mudanças capazes de mudar o mercado até 2027. Estamos a falar de computadores equipados com hardware mais especializado, e claro, muitas capacidades de software para processamento de algoritmos avançados.
De forma mais concreta, a IDC espera que cerca de 60% de todos os PCs vendidos em 2027, estejam fortemente equipados com funcionalidades IA.
Até 2027, 60% dos computadores vão depender da IA!
Portanto, muito do IA que já está disponível no mercado, seja nos computadores pessoais, ou nos smartphones, é ainda processado longe de nós, a partir de centros de dados gigantescos. Sendo exatamente por isto que gigantes como a Samsung querem que os consumidores paguem uma subscrição num futuro muito próximo. Estes centros de dados são caros!.
Porém, ao longo do tempo, o hardware que dá vida aos nossos aparelhos eletrónicos vai-se adaptar a esta nova realidade, ao evoluir de forma muito significativa.
É por isso que tanto a AMD como a Intel já andam a preparar processadores mais virados para o IA. Além destas, temos também a Microsoft a apostar forte e feio na integração de funcionalidades IA no seu Windows.
Aliás, é até bem provável que o Windows 12, ou Windows IA, seja lançado ainda durante este ano de 2024. Tudo para clarificar ainda mais a situação.
Por isso, numa altura em que o mercado está a mudar, e o hardware está a mudar ao mesmo tempo que os níveis de exigência mudam. Assim, a procura por novas máquinas computacionais vai aumentar para cerca de 167 milhões em 2027. Deste número, mais de metade (60%), vão ser máquinas especializadas em IA.
O que levanta uma questão… Está pronto a mudar de PC?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!