Inicio Hardware AMD vs Intel - UserBenchmark está a favorecer a Intel? Porquê!?

AMD vs Intel – UserBenchmark está a favorecer a Intel? Porquê!?

O site UserBenchmark tem servido como uma ferramenta de comparação, para os utilizadores mais recentes nas andanças do hardware de PC. Dando algumas indicações, de que componentes deverá escolher, para ter a melhor máquina possível. Afinal de contas, neste site é possível fazer comparações diretas entre quase todos os modelos no mercado, graças a uma gigantesca base de dados.

Dito isto, é provável que por uma razão ou outra, ainda não conheça o site. Contudo, se fizer uma comparação entre dois processadores no Google, é bem provável que vá lá cair…



Visto que os responsáveis pelo portal, fizeram um extenso trabalho a nível de otimização na pesquisa (SEO). Com o Userbenchmark a ocupar quase sempre as primeiras posições do Google, para os utilizadores que estão a tentar perceber que componente é melhor.

Mas é a olhar para esta primeira imagem, que começamos a perceber que algo está mal… Afinal, as primeiras 5 posições são ocupadas por processadores Intel. O que acaba por ser extremamente estranho, tendo em conta o sucesso dos novos processadores da AMD, e claro a sua performance real.

O site UserBenchmark mudou um pouco as regras de classificação, após o lançamento dos AMD Ryzen 3000!

Portanto, antigamente, os resultados eram divididos tendo em conta 60% da classificação para performance quad core, enquanto a performance single-core contava 30%, e a performance para processadores com mais de 4 núcleos contava 10%. No entanto, como pode ver pelo lado direito da imagem… Depois do lançamento dos Ryzen 3000, a performance quad-core conta agora 58%, single-core subiu para os 40$, e a performance acima dos 4 núcleos teve uma queda massiva para apenas 2%.

Isto poderia fazer sentido há vários anos atrás, quando a corrida era feita nas frequências de relógio! Mas agora é apenas ‘ridículo’, visto que até os processadores de gama média têm pelo menos 6 núcleos físicos. (Uma tendência que começou com os primeiros Ryzen há 3 anos atrás)

Intel Core i5-9600KF tem o mesmo resultado que o AMD Ryzen 9 3900X!?

Como é possível, um processador de 6 núcleos e 6 threads com a frequência de 3.7GHz ter a mesma pontuação que um processador de 12 núcleos e 24 threads a 3.8GHz? Em que mundo iria um utilizador comparar um i5-9600KF com um Ryzen 3900X?

Caso não saiba, o 3900X não só vence o 9600KF, como o mete completamente no bolso em qualquer teste que decida fazer. (Gaming, Workloads, Produtividade)

O Userbenchmark já veio a público tentar explicar a situação

Os responsáveis pelo popular site já atualizaram o FAQ, o que ajudou a clarear toda a situação… Mas a comunidade não está nada satisfeita, e até há quem diga que a Intel está a pagar para ter estes resultados.

Afinal de contas, se um consumidor for ao Google pesquisar que processador quer comprar, e vê a Intel por cima… É mais um cliente para a gigante Azul, e menos um para a AMD. O problema aqui, é que além de ser uma prática feia, os resultados são completamente falsos e fabricados.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

MIUI 13: estes são os smartphones Xiaomi que vão receber!

A interface da Xiaomi, a MIUI, é sem dúvida uma das melhores. Não só pelo design clean e com alguns elementos inspirados na Apple,...

Galaxy Buds Beyond: são estes os novos auriculares da Samsung?

A Samsung está a preparar-se para um evento Unpacked no início de Janeiro. Aí, a gigante coreana deve apresentar a gama Galaxy S21 mas...

Black Friday Super Sale: Oferta do Windows 10 e Office por um preço louco!

Está preparado para uma das maiores oportunidades desta Black Friday? Então aproveite agora mesmo esta grande novidade integrada na GoDeal24.com Black Friday Super Sale!...

Samsung retoma o update One UI 3.0 beta para o Fold 2!

Outro dia referimos na Leak que a Samsung suspendeu o update One UI 3.0 Beta para o Galaxy Z Fold 2. Isto devido a...

Huawei: finalmente as lentes líquidas estão a caminho do P50!

Não é a primeira vez que falamos de lentes líquidas na Leak associadas à Huawei. De facto, já muito se falou mas ainda nada...