AMD Radeon

Placas Gráficas Navi – A AMD parece estar a preparar-se para lançar quatro novas placas gráficas Radeon RX baseadas na arquitetura Navi de 7nm! Afinal de contas, é algo que até já foi confirmado pela mais recente atualização do MacOS Mojave, que inclui referências especificas a cada uma destas placas gráficas no seu código fonte.

Portanto, este ‘Leak’ é do mais puro que há, visto que veio do código fonte da própria Apple!

4 novas placas gráficas AMD Radeon RX baseadas na arquitectura Navi de 7nm chegam já em Julho! (Navi 16, Navi 12, Navi 10 e Navi 9)

O código em causa foi descoberto pelo utilizador Gigamaxx, e posteriormente noticiado pelo muito popular site Videocardz.

placas gráficas Navi

Ainda não é claro, se cada uma destas distinções é uma GPU diferente… Ou se apenas uma variante do mesmo GPU

Afinal de contas, já vimos referências às nomenclaturas Navi 10 e Navi 12 no passado, falando de GPUs distintos.

Assim, tendo em conta que segundo os mais recentes leaks e rumores, a AMD está a planear um lançamento de novas placas gráficas no verão de 2019. E este pequeno ‘leak’ no MacOS, acaba por confirmar o que iremos receber daqui a alguns meses, nomeadamente em Julho.

AMD Radeon RX 3080, RX 3070 e RX 3060?

Posso estar enganado, mas tendo em conta que a AMD lançou há algumas semanas a sua nova placa gráfica topo de gama, na forma da Radeon VII.

As novas placas gráficas Navi, deverão vir substituir a ‘velhinha’ arquitetura Polaris! Que curiosamente teve um refresh há alguns meses, com o lançamento da RX 590

Assim, é bem provável que venhamos a receber uma RX 3080, ficando logo abaixo da performance e preço da Radeon VII, depois, uma RX 3070 para substituir a RX 570… E finalmente uma RX 3060 para substituir a RX 560. Afinal de contas, o muito conhecido ‘leaker’ AdoredTV, até já publicou um vídeo a mostrar de forma detalhada os planos da AMD:

Todavia, uma RX 3080 a custar ~250€ acaba por não faz muito sentido, visto que mina completamente a muito recente Radeon VII

Portanto, se os leaks forem realmente verdade, a arquitetura Navi poderá acabar por não ser tão rápida quanto isso… Ficando apenas ao nível da nova RTX 2060 da NVIDIA. Ou então vamos ter um corte no preço gigantesco, da Radeon VII nos próximos meses.

Em suma, dito tudo isto, podemos ter a certeza de uma coisa… Inegavelmente, temos novas placas gráficas AMD a chegar! O que é sempre bom, se é consumidor e quer concorrência no meio.

placas gráficas Navi


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte