AMD Ryzen 3000, Ryzen 3000 já

AMD Ryzen 3000 “Zen 2” é uma besta do OC de memória! (DDR4-5000)! – Os processadores AMD Ryzen de terceira geração (série 3000), vão meter para trás das costas, todas as limitações de memória, que perseguiram as primeiras gerações desta oferta da rival da Intel.

Portanto, com a arquitectura Zen 2, a AMD decidiu separar o controlador de memória, dos núcleos de CPU, com um chip dedicado denominado de ‘IO die’… Isto no fundo não é grande novidade, afinal de contas, já tínhamos visto a CEO Lisa Su com um Ryzen 3000 na mão!

AMD Ryzen 3000 ‘Zen 2’: O que é realmente uma novidade brutal, é o potencial de overclock que estas novos processadores têm! Memória RAM DDR4 a 5000MHz? É possível!



AMD Ryzen 3000

Ao fim ao cabo, parece que a AMD conseguiu meter no bolso todas as dificuldades que teve nos últimos dois anos! (Com os módulos de memória RAM existentes no mercado.) Chegando a um grau de compatibilidade muito semelhante ao da Intel, senão ainda maior.

É que caso não saiba, nas opções de BIOS das motherboards compatíveis com os processadores Ryzen 3000 ‘Zen 2’, podemos escolher frequências de memória, até aos DDR4-5000! O que é sem dúvida, uma grande melhoria, em relação às anteriores gerações.

As motherboards AMD X570 podem conseguir atingir frequências ainda mais altas!

Motherboard

É bem provável, que as motherboards AMD X570, cheguem ao mercado, completamente otimizadas para tirar partido de tudo isto. Aliás, isto pode ser utilizado, como um chamariz, a todos os utilizadores que estão a contar utilizar as atuais motherboards AM4.

Mas atenção… Como é óbvio, nem todos os módulos de memória RAM, irão ser capazes de OC deste tipo!

Afinal, estamos aqui a falar de hardware e não de magia! Por isso, se quiser realmente atingir um nível de performance como estes aqui mencionados… Vai necessitar de RAM de alta qualidade. Ou como quem diz, a gama ‘Premium’ de módulos de memória RAM.

Em suma, todos os rumores que sugeriam uma melhoria significativa na compatibilidade de memória, estavam corretos! E ainda bem, especialmente agora, a que a Samsung descontinuou os chips DRAM B-die.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte