AMD Ryzen 3000, Ryzen 3000 já

(Leak) AMD Ryzen 3000 com 16 núcleos apareceu na Internet! – Estamos a menos de um mês, daquilo que pode ser a cereja no topo do bolo, naquilo que tem sido a caminhada rumo ao sucesso da AMD! Com a nova geração de processadores Ryzen de 3º Geração.

Afinal de contas, os novos Ryzen 3000 vão contar com a arquitetura Zen 2 de 7nm, e pelos vistos, vamos mesmo ter uma versão com uns estrondosos 16 núcleos e 32 threads!

O popular ‘leaker’ TUM_APISAK, trouxe hoje a público uma entrada numa base de dados de benchmarks, onde podemos encontrar um AMD Ryzen 3000 com 16 núcleos, em conjunto com uma motherboard X570.

Infelizmente, ainda não temos imagem do benchmark… Contudo, TUM_APISAK, deverá fazer o upload nas próximas horas!

Entretanto, já sabemos que esta amostra, com 16 núcleos de 32 threads, consegue atingir a frequência ‘Boost’ de 4.2GHz. O que por sua vez, confirma aquilo que pensávamos! Que ao fim ao cabo, vamos ter 2 ‘dies’ de 7nm, cada uma com 8 núcleos, bem como uma outra die ‘I/O’ de 14nm, a tratar das comunicações.

Afinal de contas, quando Lisa Su, fez a demonstração na CES 2019. Era por demais óbvio, que aquele espaço vazio, iria receber mais poder de processamento!

E tendo em conta, que o processador de 8 núcleos e 16 threads, já levou de vencida o Intel Core i9-9900K. Esperamos grandes coisas desta versão com 16 núcleos e 32 threads.

Portanto, é cada vez mais certo, que o mercado tradicional vai mesmo receber um super processador de 16 núcleos, já no próximo mês! No entanto, eu pessoalmente, esperaria frequências mais altas do 3.3GHz e um ‘Boost’ de 4.2GHz. (As amostras de engenharia, são apenas versões de teste, e por isso, costumam ter frequências mais baixas)

Ainda assim, em comparação com o Ryzen Threadripper 2950X, um chip de 180W de TDP, e também 16 núcleos… Temos de ter em conta, que esta amostra Ryzen 3000 ‘Zen 2’, consegue números bem semelhantes, com um TDP à volta dos 100W.

Além de tudo isto, o processador foi testado numa motherboard AMD X570, mas não sabemos o modelo ou fabricante.

Os AMD Ryzen 3000 podem revolucionar o mercado!

O que realmente nos excita no meio de tudo isto… É que a família de processadores Ryzen 3000, vai trazer uma performance até há bem pouco tempo. Era exclusivo das plataformas HEDT, como é a plataforma AMD Threadripper, ou Intel Xeon.

Em suma, ao trazer processador com 16 núcleos para o mercado tradicional de consumo… Quem já tem um sistema AMD, com motherboard compatível, pode simplesmente trocar de processador, e entrar num novo mundo de performance computacional.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte