Novas placas gráficas AMD Radeon Navi apenas em Outubro?

Placas gráficas AMD Radeon Navi apenas em Outubro? – Como já deve saber, apesar da AMD estar a fazer furor no mercado de processadores com a linha de produtos Ryzen e Epyc… O departamento de placas gráficas da empresa continua à deriva.

Uma prova disso, são os mais recentes resultados da Radeon VII, a primeira placa gráfica de 7nm da AMD, que chegou ontem ao mercado em quantidades ridículas, e a um preço um pouco longe do esperado. (699$ é bastante diferente de 739€)

Portanto, devido a isto, todos os olhos estão focados na nova arquitetura Navi, que deverá finalmente catapultar a AMD para uma posição de competitividade contra a NVIDIA!

Radeon Navi

No entanto, parece que o lançamento ainda vai demorar mais alguns meses…

As primeiras placas gráficas Navi, deveriam ser lançadas por volta do mês de Junho, idealmente antes do início do verão. Para conseguir atacar não só o periodo de férias, como o regresso às aulas. Contudo, parece que houve um adiamento, e agora, a data de lançamento situa-se algures no quarto trimestre de 2019. (Provavelmente em Outubro)

AMD Radeon Navi – O adiamento deve-se muito provavelmente à saturação das linhas de produção de 7nm!

A AMD está a contar apenas com a TSMC para a produção dos seus produtos de 7nm, o que inclui a segunda geração de processadores EPYC, terceira geração de processadores Ryzen ‘Zen 2’, e ainda as placas gráficas baseadas na arquitetura Vega II. (Como a Radeon VII)

É também preciso ter em consideração, que a TSMC também tem contratos com a Huawei, Qualcomm, entre outras. Em suma, a produção de 7nm, não é exclusiva para a AMD.

É esperado que a arquitetura Navi venha substituir a já ‘velhinha’ Polaris 30. Com uma grande gama de produtos, para apostar em todas as gamas, desde a mais baixa até à mais alta.

Aliás, é bem provável que o lançamento da Radeon VII, tenha sido algo feito em cima do joelho, para ganhar algum tempo até que estes problemas na produção sejam resolvidos. (Assim, explicaria todos os problemas de stock extremamente reduzido, e drivers problemáticas.)


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte