A TSMC é cada vez mais uma séria ameaça ao domínio da Intel

A Intel sempre foi um supra-sumo na produção de processadores e na miniaturização dos seus transistores… No entanto, parece que de forma bem silenciosa, já foi ultrapassada pela TSMC!

Afinal de contas, enquanto que a Intel se encontra em dificuldades na passagem para os 10nm, a TSMC está a fechar cada vez mais contratos, e assim a ganhar cada vez mais importância no mercado de micro-processadores.

Isto, enquanto as linhas de produção da Intel têm muito que trabalhar para voltar a apanhar ou ultrapassar a concorrência:

Vamos falar um pouco de história, a Intel lançou o seu processo de fabrico de 14nm em 2013! Pois bem, estamos prestes a entrar em 2019, e a Intel continua a trabalhar com o mesmo processo… Enquanto que o lançamento dos primeiros produtos de 10nm são adiados, ano após ano.

Enquanto isto acontece, o modelo de fabricação da TSMC está a fazer um sucesso tremendo na indústria!

Aliás, alguns dos chips mais importantes de 2018 e 2019 estão a ser ou vão ser produzidos nestas linhas!

Onde podemos incluir o SoC Kirin 980, Apple A12 Bionic, os novos GPUs AMD Vega de 7nm, e claro, todos os processadores de 7nm baseados na arquitetura AMD Zen 2! Isto já para não falar, que a NVIDIA também já tem acordo com a TSMC para a sua próxima geração de placas gráficas de 7nm.

Em suma, no mesmo espaço de tempo em que a Intel lançou o processo de 14nm, e tem falhado sucessivamente em introduzir o novo processo de 10nm… A TSMC começou a produzir produtos de 20nm, e entretanto já encolheu o processo para os 7nm!

Dito isto, é preciso salientar que o processo de 10nm da Intel vai ser mais ou menos comparável com o processo de 7nm da TSMC. Contudo, na altura em que os 10nm da Intel chegarem ao mercado… Já a TSMC produziu vários milhões de produtos para o mercado de consumo.

A TSMC

É fácil dizer que uma das maiores vitórias da TSMC, nos últimos tempos, foi conseguir toda a produção de servidores AMD para desktop e servidores.

Enquanto que a TSMC parece ter chegado ao céu… A Intel parece ter descido ao inferno!

A Intel, além de estar com algumas dificuldades na passagem para os 10nm. Também tem as suas linha de 14nm completamente saturadas… Aliás, vários rumores/leaks recentes mencionavam que a Intel estaca a pensar contratar a TSMC para terceirizar a produção de chips de gama baixa.

Curiosamente, além de tudo isto, a Amazon já anunciou que irá usar processadores baseados na arquitetura ARM! (Nos seus centros de dados e centros de computação)

Eliminando assim a obrigatoriedade de compra de produtos Intel… E como resultado disto mesmo, a TSMC pode ganhar ainda mais contratos, devido ao ‘Boom’ deste tipo de produtos no mercado. (ARM)

Apesar da Amazon continuar a comprar uma grande quantidade de produtos Intel. Ao deixar de estar tão dependente da empresa, irá abrir novas portas de possibilidades!

E podem ter a certeza que a AMD está atenta ao que está acontecer! Visto que ao mesmo tempo que isto acontece, se encontra a desenvolver mais e mais produtos focados no mercado empresarial com processos de fabrico cada vez mais pequenos… O que poderá significar uma grande ameaça ao domínio empresarial que a Intel detém desde… Bem… Desde sempre.

Fonte