A AMD está a negociar um novo acordo essencial para o seu futuro!

Várias fontes da indústria já confirmaram que a AMD está, neste momento, em negociações para alterar um pouco o acordo que tem com a GlobalFoundries! Isto, depois desta última ter surpreendentemente desistido da corrida dos 7nm.

Dito isto, a ultima negociação deu bastante liberdade à AMD, e ficou conhecida como a ‘Sexta Emenda ao WSA’ – Wafer Supply Agreement. Pois bem, esta nova negociação pode resultar na ‘Sétima Emenda‘ !

Em suma, a ‘Sétima Emenda ao WSA’ pode dar ainda mais liberdade à AMD para usar as fábricas da TSMC e Samsung.

Isto é uma bomba na indústria! Pois, o WSA é um documento que define a relação design/fabricação entre a AMD e a GlobalFoundries. Se não está a perceber a ligação, não se preocupe.

Nas próximas linhas vamos explicar o porquê de ser um tema ‘bombástico’


Como alguns de vocês já devem saber, a GlobalFoundries antigamente fazia parte da AMD. Isto, antes da inevitável separação entre as duas entidades.

Separação essa que aconteceu devido aos problemas de tesouraria que a AMD teve na última década! Pois a pesquisa e desenvolvimento deste ramo consume demasiados recursos, numa altura em que simplesmente não existia dinheiro para ‘queimar’.

No entanto, mesmo com esta separação, a AMD continuou a ser ‘obrigada’ a comprar uma quota de wafers da GlobalFoundries todos os anos, ficando assim impossibilitada de ir ao mercado tentar obter melhores negócios ou até tecnologias mais avançadas e eficientes.

Isto até a CEO ‘Lisa Su’ entrar em cena!

Pois uma das suas primeiras medidas foi renegociar os termos do WSA com a GlobalFoundries, introduzindo assim a ‘Sexta Emenda’. O que deu imensa liberdade à AMD para recorrer a terceiros para a fabricação dos seus CPUs e GPUs, o que provavelmente é um dos grandes factores de sucesso da sua arquitetura Zen que chegou ao mercado pela mão dos excelentes processadores AMD Ryzen.


  • Análise/Review – AMD Ryzen 2600, o rei do desempenho/preço! – Clique aqui


Mas tudo isto teve um custo… Vamos assumir que a AMD quer fabricar apenas um Wafer. Fica assim com estas opções:

AMD Globalfoundries

1.GlobalFoundries:

  • Pagar o Wafer
  • Deduzir da quota anual (O que é bom para a AMD)

2.TSMC/Samsung:

  • Pagar o Wafer
  • Pagar uma ‘multa’ à GlobalFoundries por cada Wafer produzido na TSMC ou Samsung.
  • Se a quota anual não for cumprida, pagamento de uma outra multa consoante a percentagem em falta.

Como pode ver, fabricar fora da GlobalFoundries é extremamente prejudicial para a AMD! É algo que limita severamente a empresa, e provavelmente um dos grandes factores para os últimos anos de dificuldades.

No entanto, isto pode estar prestes a mudar, com a GlobalFoundries a ficar para trás tecnologicamente! Levando a uma mudança das relações entre as duas empresas.

Isto porque o acordo inicial previa que a GloFo continuaria a desenvolver novos processos a um bom ritmo, e assim a AMD iria continuar a comprar o seu silício sem qualquer problema.

Ou seja, como a GlobalFoundries à sombra da bananeira, a segunda parte do acordo pode então ser ‘emendada’!

Dito isto, a ‘Sétima Emenda’ vai com toda a certeza beneficiar as duas partes. Afinal de contas, as fontes não disseram que seria apenas a AMD a beneficiar do novo acordo, mas sim que seria bom para os dois lados, e que a empresa iria com toda a certeza concordar com os termos apresentados.

Em síntese, com menos ‘multas’ para pagar devido ao WSA, a grande rival da Intel pode agora investir mais em pesquisa e desenvolvimento! Similarmente, também é preciso ter em conta que o acordo não é eterno, e termina já em 2020!

E como a AMD já está a fabricar alguns produtos com a TSMC e Samsung, está já a fortalecer relações que poderão ser essenciais dentro de muito pouco tempo.


Leia também:

  • Especial – Porque é que a AMD está tão atrás da NVIDIA? – Parte 1 – Clique aqui
  • Especial – Porque é que a AMD está tão atrás da NVIDIA? – Parte 2 – Clique aqui

O que pensa sobre isto? 2018 parece estar a ser um ano bombástico para a empresa! E pelos vistos o futuro parece ainda mais brilhante. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Via

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário