Inicio Hardware Porque é que a AMD está tão atrás da NVIDIA? – Parte...

Porque é que a AMD está tão atrás da NVIDIA? – Parte 2

Depois de primeira parte sobre este assunto, vamos aprofundar um pouco mais o tema! Será que as coisas serão assim tão lineares? Ou será que a AMD não está assim tão atrás da NVIDIA como se pensa?


  • Especial – Porque é que a AMD está tão atrás da NVIDIA? – Parte 1 – Clique aqui


A AMD lançou este ano os APUs Ryzen 2400G e 2200G! Que tal como o nome indica, são SOCs (Systems on a Chip), compostos por um CPU e um GPU no mesmo chip! – (Algo que a Intel faz em quase todos os seus processadores, mas com resultados terríveis).

O APU Ryzen 2400G com gráficos integrados ‘Vega’ está tão à frente da solução de gráficos integrados da Intel, que quase nem vale a pena fazer uma comparação!

AMD NVIDIA

Por exemplo, o 2400G consegue jogar GTA V em Full HD com a grande maioria das definições gráficas em ‘Alto’, com FPS bastante respeitáveis! Em paralelo, oferece ainda um CPU de 3.9GHz com 4 núcleos e 8 threads absolutamente fantástico pelo preço de 143€!

Além disto, as próximas arquiteturas ‘Zen 2’ e ‘Vega 2’ vão ser baseadas no processo de fabrico de 7nm, em vez dos 12nm/14nm atualmente usados.

O que irá permitir meter no mínimo o dobro das unidades de processamento no mesmo espaço físico, isto com um aumento de performance e eficiência, bem como com temperaturas mais baixas.

Em contraste, a mais recente arquitetura Turing da NVIDIA é baseada no processo de fabrico de 12nm! Ou seja, apesar da diferença de performance, a AMD está a frente da NVIDIA neste aspeto.

AMD NVIDIA

Por isso, é perfeitamente possível que dentro de 18 meses, o sucessor do 2400G consiga oferecer algo como o triplo da performance em jogos, pela mesma quantia de dinheiro!

Dito tudo isto, afinal porquê é que a AMD não está assim tão atrás da NVIDIA?

Porque o mercado de placas gráficas que faz dinheiro a sério, é o de gama média/baixa! Nem todos os consumidores têm dinheiro suficiente para comprar uma GTX 1080, ou 1070, aliás… Pela minha experiência pessoal, nas dicas de construção de PC’s, as placas mais vendidas da última geração foram sem dúvida a GTX 1060 e GTX 1050 Ti.

O que não quer dizer que as novas RTX 2000 não sejam uns autênticos monstros! Mas são demasiado caras para o utilizador comum! Afinal de contas, a resolução mais utilizada atualmente é ainda a Full HD (1080p).


Em suma, se a AMD conseguir integrar uma placa gráfica de gama média/alta nos seus futuros processadores, sem abusar no preço… Então a NVIDIA pode realmente passar um mau bocado!

Para a maioria dos jogadores, não fará qualquer sentido comprar uma placa gráfica dedicada… Se conseguirem jogar os seus jogos favoritos no máximo basicamente de ‘Borla’! Visto que a Placa Gráfica já veio com o processador.

O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Alerta! Tenha muito cuidado com este esquema no WhatsApp!

O WhatsApp é sem dúvida uma das plataformas de comunicação mais populares. Todos a usamos e como tal somos também um alvo de um...

Procura por bons filmes na Netflix? Não veja estes!

A Netflix é neste momento uma das maiores e melhores plataformas de Streaming em todo o mundo. Sobretudo devido ao facto de ter disponível...

Nokia 5.4 está quase a chegar: veja o design e especificações!

Assim como acontece com vários fabricantes, o lançamento de produtos da HMD Global, ou neste caso, da Nokia, não tem um padrão definido. Dito...

(Análise) Mate 40 Pro: A prova que a Huawei não pode morrer

(Análise) Huawei Mate 40 Pro: Como já fiz tanta vez, podia começar este artigo com a tradicional 'lenga-lenga' a explicar o facto de a...

IPTV em 2020? Estes são os melhores programas!

O IPTV está cada vez mais popular, especialmente para quem já não tem tempo para simplesmente estar sentado à frente da TV. Afinal de...