Inicio Hardware AMD lançou finalmente as motherboards A520! Esqueça o PCIe 4.0

AMD lançou finalmente as motherboards A520! Esqueça o PCIe 4.0

Como deve saber, os Ryzen 3000 e motherboards X570 chegaram ao mercado em Julho do ano passado. Por isso, dizer que estas motherboards ‘budget’ baseadas no chipset A520 estão atrasadas, é um autêntico eufemismo.

Especialmente quando na mais pura das verdades, estas motherboards não vêem adicionar nada de novo ao mercado. Mas isso é uma conversa para outra altura.



AMD lançou finalmente as motherboards A520! (Esqueça o PCIe 4.0)

motherboards A520

Portanto, a AMD anunciou ontem as suas boards de gama baixa A520 pensadas para a terceira geração de processadores Ryzen (3000). Dito isto, à semelhança das também recentes boards B550, estas A520 não trazem suporte aos processadores Ryzen baseados nas arquitecturas Zen 1 e Zen+ (Ryzen 1000, 2000 e Ryzen 3200G e 3400G).

Curiosamente, estas novas motherboards trazem muitas similaridades às recentemente lançadas boards baseadas no chipset B550. No entanto, não trazem aquilo que os utilizadores realmente querem, o suporte ao standard PCIe 4.0.

Sim, a grande novidade dos Ryzen 3000 ficou na gaveta nestas boards ‘budget’… Visto que as entradas PCI-Express x16 e M.2 NVMe ligadas diretamente ao SoC AM4 estão limitadas à velocidade do standard PCIe 3.0. Isto enquanto nas B550 conseguem chegar às tão desejadas velocidades do standard mais recente.

Entretanto, no lançamento, as motherboards A520 apenas trazem suporte aos processadores Ryzen 3000! Com suporte planeado para os Ryzen 4000G e futuros CPUs baseados na arquitetura Zen 3.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


Os processadores AMD Ryzen do futuro vão ser bem diferentes!

Como noticiámos há algumas semanas atrás, a Intel está a preparar uma autêntica revolução para os seus processadores! Esquecendo a tradicional arquitetura de 4,6, 8 ou 10 núcleos de processamento iguais dentro do mesmo chip, para adotar algo muito similar ao que podemos encontrar no mundo dos smartphones! E pelos vistos, não está sozinha nesta missão… A AMD está a fazer exatamente o mesmo!

Ao fim ao cabo, qualquer processador mobile como o Qualcomm Snapdragon 865, Huawei Kirin 990 ou Apple A13 Bionic, utiliza um misto de vários tipos de núcleos de processamento. Que poderão funcionar em conjunto, ou de forma separada, consoante as tarefas em execução em dado momento.

Algo que deverá chegar ao mundo dos portáteis e PCs desktop num futuro muito próximo! Para tentar aumentar a eficiência, mas também a performance.



Leia o resto do artigo aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

WhatsApp recebe imagens autodestrutivas! Veja como funciona

O WhatsApp tem estado a testar uma novidade de imagens autodestrutivas nos últimos meses. As primeiras provas surgiram pela primeira vez no início deste...

Windows 10 recebe patch com lista monstruosa de correções

Depois da pequena lista de correções de bugs do Patch Tuesday de setembro para a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 (versão...

Android 11 na TV: o que está presente na nova versão!

A Google está a acompanhar o lançamento do Android 11 com muitas novidades. Dito isto, foi lançada uma nova versão do Wear OS, o...

Galaxy Note 20 vs Galaxy Note 20 Ultra: qual é mais resistente?

Embora pertençam à mesma gama, existem algumas diferenças entre o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra. Eles usam diferentes ecrãs, câmaras,...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...