MacBook ARM: 20 horas de bateria, 16GB de RAM, SoC A14X… A 799$!

Como disse há alguns dias, a Apple vai ter de apostar em MacBooks baseados em SoCs ARM suficientemente rápidos, mas também suficientemente baratos para conseguir convencer os utilizadores a dar o salto.

E pelos vistos tinha mesmo razão! Ao que tudo indica, a Apple vai tentar ressuscitar a gama de MacBooks de 12”, ao introduzir especificações bastante interessantes onde podemos incluir o SoC A14X Bionic, ou seja, o mesmo processador que deverá dar vida à nova gama de iPads da empresa.



MacBook ARM: 20 horas de bateria, 16GB de RAM, SoC A14X… A 799$!

macbook arm:

Portanto, como deve saber, não foi assim há tanto tempo que a Apple decidiu abandonar a Intel para apostar nos seus próprios designs e produção da TSMC. Mas como o tempo é dinheiro, a gigante Norte Americana já se está a preparar para lançar a primeira máquina ARM na forma de um novo MacBook de 12”! Que por sua vez deverá chegar ao mercado com 8GB ou 16GB de RAM, 256GB/512GB ou 1TB de armazenamento, bem como uma autonomia de bateria que deverá andar pelas 15h~20h, tudo isto a um preço extremamente apelativo.

No entanto, tudo indica que este novo portátil da Apple irá utilizar o afamado e problemático teclado ‘butterfly’ da empresa.

Especificações técnicas:

  • A14X Bionic
  • RAM: 8GB,16GB
  • SSD: 256GB,512GB, 1TB
  • Ecrã: 12” Retina
  • Bateria: 15hr~20hr battery life
  • 1x USB-C
  • Peso: <1KG
  • Preço: ~799$

Porquê apostar na gama MacBook de 12” e não na gama ‘Pro’?

Muito resumidamente, a Apple quer re-aproveitar o design desta máquina, visto que o seu SoC A14X deverá ter um TDP irrisório graças à utilização do processo de produção de 5nm da TSMC. Por isso, o chassis e solução de refrigeração do ‘velho’ portátil deverá ser mais do que o suficiente para refrescar o novo processador ARM. (Algo que obviamente não acontecia com as soluções Intel.)

Além disto, se a Apple conseguir provar que consegue lançar uma máquina de pequenas dimensões com muito poder para oferecer, vai obviamente meter os fãs a pensar no que poderá chegar ao mercado no futuro.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

Leia também