Inicio Hardware AMD falou oficialmente acerca da nova arquitetura Zen 2

AMD falou oficialmente acerca da nova arquitetura Zen 2

A AMD revelou oficialmente os primeiros detalhes acerca da sua próxima arquitetura de nova geração Zen 2! Design que será utilizado na próxima geração de processadores Ryzen EPYC Rome e Ryzen 3000.

Contudo, como este evento é mais focado nos investidores, a AMD focou-se primariamente nos processadores EPYC Rome, os novos chips que têm como objetivo dominar o mercado empresarial e dos centros de dados.

Nesse sentido, a AMD decidiu salientar os ganhos IPC muito acima do esperado, isto já para não falar nos ganhos muito significativos de performance, em relação à geração anterior.

‘Preview’ da arquitetura AMD Zen 2 – Os primeiros produtos de 7nm da AMD estão a caminho!

Ademais, na linha EPYC Rome, a AMD decidiu saltar os 10nm, e ir diretamente para os 7nm! Além disto, decidiu também tornar a TSMC o parceiro principal, visto que tem uma vantagem tecnológica muito grande em relação à Global Foundries.

AMD Zen

Estas são as características chave do novo processo de 7nm:

  • Mais rápido, mais pequeno, mais eficiente (2x a densidade, 0,5x o consumo, 1.25x a performance)
  • Vários produtos em desenvolvimento
  • Aposta na parceria com a TSMC

A AMD fez mudanças significativas na sua arquitetura de CPU, que irá ajudar a duplicar a taxa de transferência de dados em relação à primeira geração Zen.

Em suma, a performance vai aumentar bastante, com um ‘pipeline’ de execução completamente redesenhado, grandes avanços no calculo de virgula flutuante, e o dobro da largura de banda para comunicação dentro do próprio CPU.

AMD Zen

Dito isto, uma das maiores atualizações e melhorias, é a duplicação da densidade do núcleo, que significa que agora estamos a olhar para o dobro da contagem de núcleos por cada CCX.

  • Melhorias no ‘Pipeline’ de execução
  • Virgula Flutuante 256-bit, e dobro da largura de banda
  • Dobro da densidade dos núcleos
  • Metade do consumo de energia por cada operação
  • Melhoria na predição de ramos
  • Melhorias na pré-busca de instruções
  • Cache de instruções re-otimizada
  • Cache maior

Além de tudo isto, a arquitetura Zen 2 traz também grandes melhorias a nível de hardware para a segurança.

Uma tentativa de ‘blindar’ os processadores da AMD de vulnerabilidades como o Spectre e Meltdown (e sua variantes).

AMD EPYC ‘Rome’ Segunda Geração – O primeiro processador de 7nm para centros de dados do mundo!

Em primeiro lugar, com o processador EPYC ‘Rome’, a AMD está a dar tudo por tudo, ao usar vários CPU ‘chiplets’ de 7nm (Vários chips CCX), baseados na sua arquitetura Zen 2, interligados com um ‘ponte’ de 14nm I/O, que controla toda a memória, e da maneira como os chips CPU têm acesso direto a esta.

AMD Zen

Em suma, estes ‘chiplets’ irão ser capazes de conter até 64 núcleos e 128 threads! Em paralelo, os processadores EPYC Rome, irão ter acesso a memória DDR4 de oito canais mais rápida, permitindo uma maior largura de banda.


Primeiramente, é muito importante olhar para este design!

Afinal de contas, pode dar claras indicações do rumo que a AMD pode tomar… Com os processadores do mercado de consumo em mente! Em síntese, os Ryzen 3000, que irão utilizar a mesma exata arquitetura.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Gostava de jogar PC ou consola num cinema? É possível!

Gostava de jogar PC ou consola num cinema? É possível! - Há dois meses atrás comprei uma TV de 65'' e pensei... Epá, parece...

Boas notícias! Vai ser fácil arranjar uma NVIDIA GeForce RTX 3070!

Não é novidade para ninguém que a NVIDIA anda a ter grandes dificuldades no stock das RTX 3090 e RTX 3080, afinal de contas,...

O Facebook Gaming é oficial e tem jogos de borla!

O Facebook também quer uma fatia do bolo do Cloud Gaming, no entanto, decidiu ser um pouco diferente, com uma estratégia inegavelmente mais relaxada....

Redmi K30S Ultra: mega-preço com chipset Snapdragon 865!

Estava marcado no calendário e realizou-se. A nova aposta da Redmi, o Redmi K30S Ultra foi finalmente apresentado ao mundo com um grande chipset...

A RTX 3060 Ti ainda não foi anunciada mas já está à venda

As novas RTX 30 da NVIDIA impressionaram na performance e no preço, principalmente a RTX 3070 que promete um desempenho ao nível da antiga...