Connect with us

Hardware

(Rumores) AMD Zen 2: Grandes melhorias nas frequências e IPC!

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

A AMD está quase pronta a revelar os primeiros detalhes da sua próxima geração de hardware para PC, no evento Next Horizon! Onde iremos ver algumas amostras de chips baseados na arquitetura Zen 2 e Vega 20… Possivelmente também alguns resultados e comparações com os rivais.

AMD Zen 2 – Aumentos na frequência e IPC maiores do que o esperado nas primeiras amostras de engenharia.

Em suma, hoje, a AMD vai falar acerca dos seus novos produtos de 7nm, onde podemos incluir CPUs e GPUs.

Claro que a conversa acerca das placas gráficas irá ser centrada na nova arquitetura Vega 20, mas é possível que também se fale um pouco sobre a Navi que deverá ser lançada em 2019. Se bem que também estou à espera de um anúncio relativamente à RX 590, baseada na arquitetura Polaris 30.

Pois bem, a conversa acerca dos processadores irá ser focada na nova arquitetura Zen 2! Que tem sido a razão das noites mal dormidas da Intel.

arquitetura Zen 2

A arquitetura Zen 2 está em desenvolvimento há muito muito tempo! Aliás, a equipa responsável pelo design começou a trabalhar neste novo design, assim que terminou a arquitetura Zen.

É claro que entretanto foram feitos alguns refinamentos à primeira arquitetura, dando origem à arquitetura Zen+.

Mas a maioria da equipa esteve sempre focada no desenvolvimento da arquitetura Zen 2, que deverá trazer grandes melhorias à gama de processadores da AMD.

Dito isto, a AMD quer fazer um autêntico ‘All-In’ no mercado de servidores com a nova arquitetura!

Levando a guerra mesmo para cima da Intel e da sua plataforma Xeon, que curiosamente até tem sofrido um pouco, desde que os processadores EPYC chegaram ao mercado.

Contudo, é preciso salientar os produtos focados nos consumidores ditos ‘normais’, os AMD Ryzen e Ryzen Threadripper, gamas que têm feito imenso sucesso no mercado, ao oferecer excelente performance, a um preço que a Intel simplesmente não quer ou não consegue acompanhar.

AMD Zen 2 – Muito mais que um salto na frequência e IPC

Muitos pensam que a arquitetura Zen 2 não é mais que uma melhorias no IPC e nas frequências… O que simplesmente não corresponde à verdade!

A arquitetura foi redesenhada, tentando fazer frente a todos os problemas das primeiras duas iterações. Contudo, é normal que o consumidor pense isto, afinal de contas, o salto da arquitetura Zen para a Zen+, foi sem dúvida um passo incremental.

O salto da arquitetura Zen+ para a Zen 2, vai ser um passo revolucionário.

Sim, é verdade que existem rumores a mencionar que realmente existem melhorias no IPC e também frequências mais altas. Aliás, também mencionam que estes ganhos estão bastante acima do esperado… Mas as coisas não ficam por aqui!

A nova arquitetura também irá tentar corrigir ou pelo menos melhorar significativamente o controlador de memória. De modo a permitir o suporte de memórias com maior frequência e menor latência.

(Excelentes notícias para o mercado de consumo… Mas ainda melhores para o mercado de servidores, visto que é algo crucial em centros de dados.)

Em paralelo, também se fala acerca de suporte AVX. Que apesar de não ser AVX-512, iremos ter uma grande melhoria de performance em relação àquilo que a arquitetura Zen 1 é capaz de fazer atualmente.

Além de tudo isto, é preciso ainda salientar que os novos processadores serão feitos com o processo de 7nm da TSMC!

O que em conjunto com o redesign da arquitetura. Irá permitir frequências ‘boost’ mais refinadas, bem como limites XFR e Precision Boost mais altos.


Em síntese, é possível que amanhã tenhamos o primeiro vislumbre dos processadores AMD Ryzen 3000! Completo com uma ‘preview’ da sua potencial performance… Entusiasmado?

Fonte

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android8 horas atrás

Xiaomi Redmi Note 4/4X e Note 6 Pro recebem o MIUI 10

Desde setembro, que a Xiaomi está a disponibilizar a atualização MIUI 10 estável para vários smartphones. O POCO F1 foi...

Android9 horas atrás

Huawei revela o futuro dos smartphones. Consegue adivinhar?

O futuro dos smartphones é algo incerto. As modas aparecerem todos os anos. É monocelhas, é câmaras triplas, é sensores...

Auto10 horas atrás

Cuidado Tesla! A Volkswagen vai lançar um carro elétrico ‘Low-Cost’

Curiosamente, a Volkswagen nunca pareceu muito interessada no mercado de carros elétricos… No entanto, as mais recentes regulações Europeias, parecem ter...

Hardware10 horas atrás

Os slides oficiais do lançamento da RX 590 chegaram à Internet!

Isto hoje em dia, é quase impossível manter um segredo até à data de lançamento de um produto! Afinal de...

Hardware12 horas atrás

NVIDIA lançou as drivers GeForce Game Ready 416.94 WHQL

As drivers NVIDIA Game Ready, oferecem a melhor experiência de jogo possível para todos os lançamentos de jogos mais populares,...

Exynos 9820 Exynos 9820
Android13 horas atrás

SoC Exynos 9820 do Galaxy S10 está a caminho pronto a dominar!

A Samsung está a revelar lentamente algumas especificações do Galaxy S10 muito antes da chegada deste telemóvel. Na semana passada,...

Android15 horas atrás

O Galaxy S10 está a mudar a maneira da Samsung fazer as coisas

Enquanto nos aproximamos do fim de 2018, as notícias acerca do Galaxy S10 começam a aparecer por todos os lados!...

Caça-promoções16 horas atrás

Pré Black Friday: Veja os descontos… Antes dos descontos!

Pré Black Friday – Sem dúvida que o Black Friday é importante! Afinal de contas, vivemos numa altura em que...