(Rumores) AMD Zen 2: Grandes melhorias nas frequências e IPC!

A AMD está quase pronta a revelar os primeiros detalhes da sua próxima geração de hardware para PC, no evento Next Horizon! Onde iremos ver algumas amostras de chips baseados na arquitetura Zen 2 e Vega 20… Possivelmente também alguns resultados e comparações com os rivais.

AMD Zen 2 – Aumentos na frequência e IPC maiores do que o esperado nas primeiras amostras de engenharia.

Em suma, hoje, a AMD vai falar acerca dos seus novos produtos de 7nm, onde podemos incluir CPUs e GPUs.

Claro que a conversa acerca das placas gráficas irá ser centrada na nova arquitetura Vega 20, mas é possível que também se fale um pouco sobre a Navi que deverá ser lançada em 2019. Se bem que também estou à espera de um anúncio relativamente à RX 590, baseada na arquitetura Polaris 30.

Pois bem, a conversa acerca dos processadores irá ser focada na nova arquitetura Zen 2! Que tem sido a razão das noites mal dormidas da Intel.

arquitetura Zen 2

A arquitetura Zen 2 está em desenvolvimento há muito muito tempo! Aliás, a equipa responsável pelo design começou a trabalhar neste novo design, assim que terminou a arquitetura Zen.

É claro que entretanto foram feitos alguns refinamentos à primeira arquitetura, dando origem à arquitetura Zen+.

Mas a maioria da equipa esteve sempre focada no desenvolvimento da arquitetura Zen 2, que deverá trazer grandes melhorias à gama de processadores da AMD.

Dito isto, a AMD quer fazer um autêntico ‘All-In’ no mercado de servidores com a nova arquitetura!

Levando a guerra mesmo para cima da Intel e da sua plataforma Xeon, que curiosamente até tem sofrido um pouco, desde que os processadores EPYC chegaram ao mercado.

Contudo, é preciso salientar os produtos focados nos consumidores ditos ‘normais’, os AMD Ryzen e Ryzen Threadripper, gamas que têm feito imenso sucesso no mercado, ao oferecer excelente performance, a um preço que a Intel simplesmente não quer ou não consegue acompanhar.

AMD Zen 2 – Muito mais que um salto na frequência e IPC

Muitos pensam que a arquitetura Zen 2 não é mais que uma melhorias no IPC e nas frequências… O que simplesmente não corresponde à verdade!

A arquitetura foi redesenhada, tentando fazer frente a todos os problemas das primeiras duas iterações. Contudo, é normal que o consumidor pense isto, afinal de contas, o salto da arquitetura Zen para a Zen+, foi sem dúvida um passo incremental.

O salto da arquitetura Zen+ para a Zen 2, vai ser um passo revolucionário.

Sim, é verdade que existem rumores a mencionar que realmente existem melhorias no IPC e também frequências mais altas. Aliás, também mencionam que estes ganhos estão bastante acima do esperado… Mas as coisas não ficam por aqui!

A nova arquitetura também irá tentar corrigir ou pelo menos melhorar significativamente o controlador de memória. De modo a permitir o suporte de memórias com maior frequência e menor latência.

(Excelentes notícias para o mercado de consumo… Mas ainda melhores para o mercado de servidores, visto que é algo crucial em centros de dados.)

Em paralelo, também se fala acerca de suporte AVX. Que apesar de não ser AVX-512, iremos ter uma grande melhoria de performance em relação àquilo que a arquitetura Zen 1 é capaz de fazer atualmente.

Além de tudo isto, é preciso ainda salientar que os novos processadores serão feitos com o processo de 7nm da TSMC!

O que em conjunto com o redesign da arquitetura. Irá permitir frequências ‘boost’ mais refinadas, bem como limites XFR e Precision Boost mais altos.


Em síntese, é possível que amanhã tenhamos o primeiro vislumbre dos processadores AMD Ryzen 3000! Completo com uma ‘preview’ da sua potencial performance… Entusiasmado?

Fonte