Inicio Android Alerta: Assistentes de voz podem receber comandos secretos

Alerta: Assistentes de voz podem receber comandos secretos

Já vimos que os serviços de inteligência artificial baseados em voz, como o Assistente da Google, ou Google Assistant, se preferirem, podem ser ligados acidentalmente apenas com um simples anúncio que passa na TV.

Agora, um novo estudo afirma que o Google Assistant, juntamente com os seus rivais como o Siri, da Apple, e o Alexa, da Amazon, podem estar vulneráveis a comandos sonoros que nem sequer podem ser ouvidos por seres humanos.

Segundo o jornal The New York Times, a pesquisa foi conduzida por equipas da Universidade de Berkeley e Princeton, nos EUA, juntamente com a Universidade Zhejiang da China.

Eles afirmam que criaram uma forma de se livrarem de sons que normalmente seriam ouvidos pelo Google Assistant, Siri e Alexa, e substituí-los por ficheiros de áudio que não podem ser captados pelo ouvido humano. No entanto, eles podem ser ouvidos e utilizados pelo software de aprendizagem de máquina que é usado para alimentar esses assistentes digitais.

Então, o que isto significa? Em teoria, os pesquisadores afirmam que os criminosos podem usar esses comandos subsónicos para causarem todo tipo de estragos.

Eles podem colocar áudio num vídeo do YouTube de modo a que um equipamento com o Assistente da Google encomende produtos on-line sem o seu consentimento, aceda a sites maliciosos e muito mais.

Se um interlocutor como o Google Home estiver ligado a dispositivos domésticos inteligentes, estes comandos ocultos podem solicitar, por exemplo, que as câmaras de segurança sejam desligadas, que as luzes sejam desligadas e que a porta seja destrancada.

A boa notícia é que não existem provas de que esses comandos subsónicos estejam a ser usados fora das instalações de investigação da universidade que os descobriram em primeira mão.

Questionada sobre este assunto, a Google afirmou que o seu Assistente já tem formas de ignorar esses tipos de comandos.

A Apple e a Amazon também comentaram, alegando que tomaram medidas para lidar com essas preocupações.

O que acham disto? Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Já sabemos o que valem os novos Ryzen 5800X e 5950X!

Estamos muito perto da chegada dos novos Ryzen 5000 ao mercado, aliás, talvez mais interessante que tudo isto, estamos a horas do lançamento das...

iPhone 12 e iPhone 12 Pro estão a ganhar muitos riscos no ecrã!

A gama Apple iPhone 12 está no mercado há cerca de quatro dias e já houve vários relatos sobre esses smartphones. De acordo com...

Novo update do Windows 10 remove uma tralha especial!

A Microsoft disponiblizou um novo update para o seu sistema operativo. Assim surge no catálogo de atualização e remove uma tralha específica do Windows...

A NVIDIA está com medo da AMD Radeon RX 6800 XL!

Isto parece um bocado 'parvo'... Mas mesmo com uma profunda dificuldade na resposta à atual procura do mercado, tudo indica que a NVIDIA já...

Cyberpunk 2077 foi novamente adiado para… 2077?

Ainda se lembra do anúncio de que Cyberpunk 2077 tinha chegado à fase Gold do desenvolvimento? O que por miúdos significa que estava finalizado?...