Google quer utilizadores menos viciados nos smartphones

No início desta semana e como parte do discurso de abertura do Google I/O 2018, a empresa anunciou que iria lançar novas funcionalidades para melhorar o que chama de “bem-estar digital” dos seus utilizadores e talvez levá-los a afastarem-se dos seus smartphones de vez em quando.

Hoje, a nova versão da aplicação para dispositivos móveis do YouTube começou a ser lançada e chega agora com novas funcionalidades.

Após o download da atualização, os utilizadores do YouTube podem aceder às configurações da aplicação e, posteriormente, à seleção do menu “Geral”. Aí devem encontrar a nova opção “Lembrar-me de fazer uma pausa”.

Quando tocarem nessa opção podem escolher desde “Nunca” a “A cada 180 minutos”. Quando ativarem esta funcionalidade claro que vão poder continuar a assistir aos vídeos, mas serão lembrados para fazerem uma pausa. Claro que nada disto é obrigatório e os utilizadores são livres para o ignorarem e continuarem o que estão a fazer.

Existem também mais duas funcionalidades no menu de notificações do YouTube.

Uma delas permite desativar todos os sons de notificações e vibração da aplicação do YouTube durante um determinado período de tempo.

Já a outra opção permite que os utilizadores passem a receber todas as notificações apenas uma vez por dia e num horário específico.

Entretanto importa salientar que estas novas funcionalidades não serão os últimas da Google para ajudar as pessoas a se desligarem do seu telefone durante algum tempo.

Entretanto esta empresa está a trabalhar no Android Dashboard, que mostra aos utilizadores quanto tempo eles gastam no smartphone, quais as aplicações mais utilizadas e muito mais.

Estas funcionalidades devem chegar mesmo a tempo do lançamento do Android P. Outras que importa destacar são o App Timers, que permite definir limites de tempo para o uso de aplicações e o Shush que deve interromper todas as notificações e vibrações quando o smartphone é colocado numa mesa ou noutra superfície com o ecrã virado para baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário