O Spotify encontrou uma forma de gerar mais receita com os anúncios que disponibiliza aos utilizadores da versão gratuita deste serviço de streaming de música. Embora a revelação de hoje seja destinada a anunciantes que agora poderão segmentar a publicidade com base na categoria de podcasts que as pessoas ouvem, os utilizadores do Spotify grátis são os afetados pela decisão.
Ainda usa o Spotify grátis? Então a publicidade vai mudar!
Até agora, os utilizadores do Spotify não pagantes recebiam publicidade com base na música que ouvem. No entanto, agora, será possível fazê-lo de acordo com os podcasts ouvidos.
O Spotify revelou ao site The Verge que este é apenas o primeiro passo para construir uma sólida estratégia de publicidade à volta dos podcasts, que foi iniciada há pouco tempo pela parceria com a Samsung e a 3M.
Os novos anúncios serão reproduzidos entre as músicas para aqueles que não pagam pelo Spotify Premium. Ou seja, isto é algo que não muda. No entanto, todos vão notar que eles são mais específicos, dependendo dos podcasts que ouvirem.
No entanto não há só más notícias no que diz respeito ao Spotify. É que esta plataforma vai ficar muito mais social.
Já falámos algumas vezes na Leak de Jane Wong, uma blogger de tecnologia que gosta de descobrir muitas novidades e vulnerabilidades de segurança no Spotify. Disto isto, ela descobriu uma caraterística que os criadores desta aplicações têm vindo a testar internamente. Na prática, a nova funcionalidade, permite aos ouvintes do Spotify ouvirem música juntos.
Segundo a Jane, a nova função deverá chamar-se Social Listening e para a utilizarmos vamos ter de possuir um código único ou uma ligação personalizada para ouvirmos música com os nossos amigos.
Não deixa, de facto, de ser uma funcionalidade interessante. Já que partilhamos tanta coisa online, esta é apenas mais uma delas.
Assim que esta função estiver ativada, vai aparecer na interface principal. Para além disso há outra novidade. Quando estivermos a ouvir uma determinada música, vai-nos mostrar que amigos nossos a estão a reproduzir também.
Para já a nova funcionalidade de Social Listening só funciona para programadores. Por esse motivo não percam muito tempo à procura dela na versão estável da aplicação.
Entretanto e falando de outro pormenor parece que o Spotify decidiu ouvir os fãs do sistema operativo Android, e adicionar a funcionalidade ‘Sleep’ à sua app para esta plataforma. (Algo que já está no iOS há muito tempo)
Afinal de contas, vários utilizadores do Spotify começaram a reparar na presença do ‘Sleep Timer’, como uma das opções do menu ‘Now Playing’!
Portanto, para ativar a funcionalidade, apenas precisa de carregar nos três pontos, no canto superior direito, do ecrã ‘Now Playing’, procurar a opção, e posteriormente escolher um intervalo de tempo, para que a reprodução de música seja desligada. Poderá escolher entre 5, 10, 15, 30, 45, 60 minutos, ou até a atual música terminar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!