Inicio Especiais Acha que a Intel está perto do fim? Está muito enganado!

Acha que a Intel está perto do fim? Está muito enganado!

Não é novidade para ninguém que a AMD está neste momento na mó de cima! Isto enquanto a Intel continua a deixar fugir quota de mercado em várias áreas.

Aliás, nos últimos meses, a Intel voltou a ser ferozmente criticada devido aos sucessivos falhanços nas suas linhas de produção. Afinal de contas, depois do ‘fail’ dos 10nm, parece que os 7nm estão a ir pelo mesmo exato caminho.

Ainda assim, se pensa que esta tendência é para continuar, está muito enganado! Se ambas as empresas delinearem neste momento um plano para os próximos 5 anos, a AMD vai muito provavelmente ser esmagada.



Acha que a Intel está perto do ‘fim’? Está muito enganado!

Intel fim

Portanto, os problemas nas linhas de 10nm deram um balão de oxigénio tão grande à AMD, que a rival da Intel está neste momento numa posição invejável graças aos seus Ryzen 3000. Uma posição que poderá ser reforçada ainda em 2020, com o lançamento dos novos processadores Ryzen baseados na nova arquitetura Zen 3.

Além disto, temos agora novos problemas nas linhas de 7nm da Intel, que aparentemente atirou um grande pedregulho nos planos da empresa, atrasando o seu contra-ataque durante pelo menos 2 anos.

Algo que até resultou numa subida astronómica da AMD na bolsa de valores (+60%). Isto enquanto a Intel caiu significativamente (-25%).

Ou seja, os tempos mudaram na indústria! No entanto, podem voltar a mudar muito rapidamente. Mas vamos por partes.

A Intel tem uma grande gama de produtos, o que lhe acaba por dar uma grande vantagem a longo prazo. Ao fim ao cabo, a empresa vende sistemas completos. Vende soluções de armazenamento na forma de SSDs e RAM não-volatil Optane. Produz FPGA (Field Programmable Gate Arrays), o que permite ao cliente programar/mudar a configuração dos seus sistemas, etc…

Além disto, verdade seja dita, a Intel está ‘atrasada’ no mundo da produção dos semicondutores desde 2015/2016. Algo que apenas agora começou a ter impacto nos planos da empresa.

E claro, mais importante que tudo isto… A Intel tem dinheiro à sorte!

A Intel tem uma quantidade de recursos quase infinita em relação à AMD!

Aliás, a Intel adquiriu cerca de 52 empresas desde 2015, onde temos de destacar a Altera e a Mobileye. Entretanto, a AMD apenas adquiriu 2 pequenas empresas, a Nitero e a HiAlgo.

Não é a primeira vez que digo isto, mas não deixa de ser verdade mesmo que seja uma informação repetida… A Intel gera quantidades enormes de dinheiro todos os anos. Isto enquanto a AMD tem sérias dificuldades para desenvolver e lançar a sua próxima vaga de produtos devido a dificuldades orçamentais. Afinal de contas, não foi assim há tanto tempo que a AMD esteve numa situação de quase bancarrota.

É óbvio que a AMD está a fazer um trabalho espetacular com os recursos que tem ao seu dispor. Mas o facto de ter menos dinheiro no banco, limita a fabricante a médio/longo prazo em relação à Intel.

Isto já para não falar que as margens de lucro da Intel vão ser sempre superiores!

Afinal de contas, apesar de a Intel ter algumas dificuldades de produção devido aos 10nm e 7nm. A verdade é que a empresa produz a esmagadora maioria dos seus produtos, enquanto a AMD tem sempre de subcontratar empresas como a GloFo ou TSMC.

Além disto, grande parte da produção que a AMD contratou à TSMC está a cargo da Sony e Microsoft, visto que ambas as consolas de nova geração são baseadas em CPUs Zen 2 e GPUs RDNA 2. E claro, estes contratos não são muito lucrativos para a AMD, oferecendo apenas uma margem de lucro de ~20%.

Ou seja, como a AMD não tem o controlo da produção, as suas margens vão ser sempre inferiores às da Intel. Por isso, o FCF (Free Cash Flow) da Intel irá ser sempre superior ao da rival.

A AMD não compete apenas com a Intel! Também temos outra guerra com a NVIDIA

Muito resumidamente, quanto mais dinheiro a AMD gastar na guerra com a NVIDIA, menos tem disponível para rivalizar com a Intel.

Por isso, quando temos em conta que o orçamento para pesquisa e desenvolvimento já é severamente limitado em relação às rivais… A coisa fica ainda pior quando temos em consideração que a AMD é a empresa mais pequena de duas guerras gigantescas na indústria.

Conclusão

Intel fim

Em suma, a AMD tem feito um trabalho fantástico nos últimos 5 anos, ao conseguir lançar produtos capazes de atirar a Intel ao chão, e de encostar a NVIDIA à parede. Duas gigantes da indústria, com muito mais poderio financeiro e recursos à sua disposição.

Contudo, é muito provável que nos próximos 5 anos exista um volte-face nestas duas rivalidades, tudo graças ao FCF (Free Cash Flow).

Aliás, tudo indica que a NVIDIA já vá apostar forte e feio na sua nova geração de placas gráficas para meter a AMD no seu devido lugar. E claro, a Intel também já está a preparar um plano de contingência para começar a sua recuperação no mundo dos processadores desktop.

Mas calma! A AMD muito dificilmente irá voltar à situação de banca rota em que esteve anteriormente. É muito provável que a fabricante comece a ser uma rival a sério tanto no mundo dos processadores como no mundo das placas gráficas.

Apenas não pense que estamos a assistir ao fim da Intel, porque isso é de uma ingenuidade extrema.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

A evolução da tecnologia no mundo dos automóveis não para, nem pode parar. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que a...

Android: Telegram acaba de receber muitas novidades!

A conhecida aplicação de mensagens Telegram é sem dúvida uma das maiores concorrentes do WhatsApp. Dito isto anunciou novidades para utilizadores Android. Ainda por...

Honor 10X Lite: uma aposta interessante por 213 Euros

A Honor que por enquanto continua a ser uma submarca da Huawei anunciou o Honor 10X Lite. Apesar de ter sido lançado inicialmente na...

A NVIDIA vai lançar a sua RTX 3060 Ti no dia 17 de Novembro

Como deve saber, as placas de gama média 'Ampere' RTX 3060 e RTX 3060 Ti estão mais que confirmadas, apesar de ainda não termos...

Apple admite problema no som dos AirPods Pro. Veja o que fazer!

A Apple publicou uma nova página de suporte no seu site relacionada com um problema que alguns utilizadores do AirPods Pro estão a ter....