A grande diferença entre os MacBook Air e Pro é uma ventoinha!

Como deve saber, a Apple anunciou ontem dois novos MacBooks baseados em SoCs ARM da sua própria autoria! Um novo MacBook Air de 13” e um novo MacBook Pro de 13”, ambos baseados no processador M1.

No entanto, é inegável que apesar da diferença de preços os dois portáteis (300€), ambos parecem mesmo muito similares. Afinal de contas, esquecendo algumas diferenças no design do corpo, ambos têm o mesmo processador, memória, portas, armazenamento, e curiosamente, ecrãs também muito parecidos.

Pois bem, ao que tudo indica, a grande diferença entre os dois modelos é mesmo uma ventoinha!



A grande diferença entre os novos MacBook Air e MacBook Pro é uma ventoinha!

Air e Pro

Portanto, apesar de ser um pouco irónico, o MacBook Air não tem qualquer ventoinha para ajudar na refrigeração, isto enquanto o MacBook Pro conta com uma para tentar aumentar a frequência do processador, e claro está, como consequência disso mesmo, a performance da máquina.

Curiosamente, apesar do desaparecimento da ventoinha no MacBook Air, este portátil continua a ser mais grosso que o MacBook Pro.

Ou seja, muito resumidamente, tanto o MacBook Air, como o MacBook Pro e até o Mac mini, todas estas máquinas usam o mesmo exato processador. Que claro está, teoricamente, deverá conseguir chegar à mesma exata frequência. No entanto, como o Mac mini e MacBook Pro têm uma ventoinha incluída, os seus processadores são capazes de chegar a picos de performance maiores, isto ao mesmo tempo que este mesmo pico é mantido durante mais tempo.

Entretanto, ainda não fazemos ideia da diferença de performance no mundo real… Mas fique já a saber as restantes diferenças entre os dois modelos, que poderão (ou não) ajudar a justificar a diferença de preços entre os portáteis (999$ vs 1299$).

  • O MacBook Air tem 7 núcleos no GPU enquanto o MacBook Pro tem 8. (Binning, os processadores teoricamente mais fracos ou com defeito, vão para a máquina mais barata)
  • O MacBook Pro tem uma bateria ligeiramente maior (58.2Wh vs 49,9 Wh). Segundo a Apple, também tem mais 2 horas de autonomia.
  • O ecrã do MacBook Pro é 100 nits mais brilhante (500 vs 400nits)
  • O MacBook Pro tem uma Touch Bar no teclado. Mas ambos têm Touch ID.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também