Mac Mini com chip M1: cinco vezes mais rápido que um PC!

Já falámos hoje de muitas novidades anunciadas no evento One More Thing da Apple. Claro que o que chamou mais à atenção foi o poderoso chip Silicon M1. No entanto, surgiram muitos outros pontos de interesse. São, exemplo disso, o facto dos novos Macbook irem correr as aplicações do iPhone e do iPad. Isto graças à arquitetura do processador. No entanto, todas as atenções viram-se agora para o Mac Mini com o chip M1. Especialmente porque até é 100 Euros mais barato que o antecessor.

Mac Mini com chip M1: cinco vezes mais rápido que um PC!

Comparativamente aos PCs mais vendidos dentro da mesma gama, o Mac Mini baseado no chip M1 tem um terço do tamanho mas é cinco vezes mais rápido. Mais especificamente se o compararmos com um PC Core i5 com placa gráfica Intel UHD 630.

Mac Mini chip M1

O novo Mac Mini vem com duas portas Thunderbolt com suporte para USB 4, permitindo aos utilizadores ligá-lo até dois monitores Pro Display XDR com resolução total de 6K. O dispositivo também oferece suporte para Wi-Fi 6 e apresenta um novo design térmico com um ventilador que permite manter o desempenho ao mesmo tempo em que se mantém fresco e silencioso.

Existe uma grande diferença face ao Mac mini baseado em Intel. Agora temos apenas duas portas Thunderbolt. No modelo anterior eram quatro portas Thunderbolt 3.

Mac Mini chip M1

A grande mais-valia do novo equipamento é sem dúvida o processador octa-core que se junta a uma gráfica com os mesmos núcleos. Na prática isto garante seis vezes mais desempenho que o modelo anterior.

Entretanto a Apple afirma que o novo Mac Mini pode compilar código Xcode até três vezes mais rápido. No caso da edição com o Final Cut Pro é possível fazê-lo até seis vezes mais rapidamente. O mesmo com jogos que puxam muito pelo equipamento. Por exemplo, o título “Shadow of the Tomb Raider” pode ser jogado com um frame-rate quatro vezes superior.

Mac Mini chip M1

O preço do Mac Mini com chip M1 começa nos 699 dólares. Menos 100 do que o antecessor. Amanhã já iremos falar dos preços em Portugal.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também