A aposta na RAM DDR5 é mesmo real! 12 SoCs em desenvolvimento

Apesar do organismo responsável pelo standard DDR ainda não ter publicado as especificações oficiais, parece que a indústria não está com grande vontade de ficar à espera. Ao fim ao cabo, as fabricantes de DRAM e designers de SoCs já estão a preparar a chegada da tecnologia a todo o gás.

Ainda assim, apesar de toda esta pressa, os consumidores ainda não fazem ideia das melhorias que esta tecnologia irá trazer para cima da mesa.

Memória RAM DDR5 – Primeiros módulos a 4800 MT/s e cerca de 12 SoC já em desenvolvimento

PC, motherboard, RAM, memória

Portanto, as plataformas DDR5 estão neste momento a ser preparadas! Ao fim ao cabo, tanto a AMD como a Intel já têm novas gerações baseadas na tecnologia planeadas para 2021 e 2022, na forma dos EPYC ‘Genoa’ e Intel Xeon ‘Sapphire Rapids’. Dito isto, parece que já temos cerca de 12 SoCs em desenvolvimento para trazer o suporte à tecnologia para o mercado computacional. O que claro está, demonstra a grande aposta da indústria neste novo standard, muito provavelmente na buscar às margens de lucro, que estão agora tremendamente baixas com a velhinha memória DDR4.



Para começar, vamos dar as boas vindas à memória RAM DDR5-4800! Mas as coisas vão rapidamente evoluir para outros patamares

RAM

Antes de mais nada, é preciso ter a noção que a transição para a memória RAM DDR5 é um desafio considerável para as fabricantes de chips DRAM. Ao fim ao cabo, a missão é aumentar a taxa de transferência de dados, aumento de frequência, e diminuição agressiva do consumo de energia, tudo ao mesmo tempo.

Além de tudo isto, é também esperado um aumento considerável na densidade da memória. Ou seja, vai ser muito mais fácil aumentar a quantidade de RAM por módulo.

Dito tudo isto, tanto a Micron como a SK Hynix já começaram a produção de amostragem, de forma a enviarem os primeiros chips para os seus parceiros como a Corsair, G-Skill, etc… Aliás, a Samsung até já veio a público afirmar que a memória DDR5 irá chegar ao mercado já no próximo ano, quer estejam ou não prontos para ela. O que nos leva aos primeiros kits… Que deverão chegar aos 16 Gbps e 4800 MT/s.

A partir daqui, a memória DDR5 irá evoluir em duas direcções, capacidade e performance! Primeiramente, o standard deverá deixar de ser os atuais 16GB para começarmos a ver kits de 24GB, chegando rapidamente aos 32GB. Quanto à performance, rapidamente iremos chegar aos 5200 MT/s após 1 ano/ano e meio, com os 5600 MT/s mais tarde.

Acabei de montar PC! Devo estar preocupado? Não!

A memória RAM DDR5 vai mesmo chegar em 2021 ou 2022, mas vai ser primeiramente focada no mundo dos servidores. Os primeiros módulos para o mercado tradicional de consumo ainda vão demorar um pouco. Talvez fim de 2022? Tudo depende da Intel e AMD.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário