Inicio Especiais (Especial) Os SSDs já chegam aos 5GB/s, a RAM ainda é mais...

(Especial) Os SSDs já chegam aos 5GB/s, a RAM ainda é mais rápida?

Temos tido uma evolução tremenda no mundo dos SSDs, afinal de contas, as gamas mais baixas destas drives estão agora extremamente baratas, oferecendo velocidades à volta dos 540 MB/s.

Isto enquanto as gamas mais altas já oferecem 5000 MB/s! Uma velocidade que deverá ser batida num futuro muito próximo, com algumas fabricante a prometer SSDs PCIe 4.0 capazes de chegar aos 6500 MB/s.



Dito isto, qual é a diferença de velocidade entre um SSD e um módulo de memória RAM!?

Os SSDs já

Se os SSDs evoluíram tanto num curto espaço de tempo, então a velocidade de RAM está quase a ser apanhada não? Ao fim ao cabo, já andamos no mundo da RAM DDR4 há vários anos! ERRADO!

Para ter noção da diferença, a RAM DDR4 mais comum no mercado é a DDR4-3200MHz, que lê e escreve a uma velocidade estonteante de 25,600 MB/s ligada em single-channel, duplicando esta velocidade para uns ainda mais impressionantes 51,200 MB/s em dual-channel.

No entanto, apesar desta diferença de performance, a missão da memória RAM nem sequer é ler e escrever a velocidades super rápidas!

Afinal de contas, no mundo da memória RAM, o termo ‘velocidade’ tem apenas dois significados:

  • Largura de Banda -> Performance de leitura ou escrita de uma só vez.
  • Latência -> O tempo necessária para aceder à informação.

Em termos de largura de banda, temos o exemplo em cima, em single-channel andamos à volta dos 25~30 GB/s. Já em termos de latência, a RAM DDR4 consegue aceder à informação necessária em cerca de 75~200 nano-segundos (0.075 ~0.2 micro-segundos). Entretanto, um SSD NVMe demora entre 50 e 100 micro-segundos. (50.000~500.000 nano-segundos).

Para ter mais um exemplo de comparação, os SSDs SATA que têm velocidades de apenas 500 MB/s, são 5 a 10x mais lentos nestas métricas em relação a um SSD NVMe.

Comparar um SSD a memória RAM é basicamente como comparar o Cristiano Ronaldo, ao Zé da esquina que sabe dar 5 toques seguidos numa bola de futebol, no que à velocidade diz respeito.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Ainda joga The Last Of Us Part 2? Dia 26 trás novidades!

Já faz algum tempo desde que The Last Of Us Part 2 chegou oficialmente ao mercado para todos os jogadores. No entanto, isso não...

O ‘Unpacked para todos’ trouxe um novo S20 de 679€!

A Samsung aproveitou o seu 'Unpacked para todos' para lançar um smartphone que na sua ótica também é para todos, o Galaxy S20 FE...

Gosta de Fortnite e de Rocket League? Vem aí uma mistura!

Há pouquíssimo tempo, a Epic Games comprou e o estúdio Psyonix (responsável pelo jogo Rocket League). E tal como todos os jogadores esperavam, era...

O gaming nas consolas é mais barato? Se calhar já não…

Uma das grandes armas de arremesso do mundo das consolas contra o reino dos PCs sempre foi o facto de ser um ecossistema mais...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...