Cinco gadgets da Apple que ninguém se lembra!

Em 44 anos, a Apple revolucionou a indústria de smartphones e PCs. Em suma criou novas categorias de produtos e desenvolveu novos modelos de negócio como também criou produtos de sucesso como o Mac, iPod, iPhone e iPad.

Cinco gadgets da Apple que ninguém se lembra!

Apesar de estarmos familiarizados com o Apple Watch, iPhone e MacBook, no entanto poucos de nós sabem que a Apple tentou a sua aposta em diversos segmentos de mercado.

Aqui está uma lista de produtos da Apple que estavam à frente do seu tempo…

Apple Pippin

gadgets apple

Em 1995, a Apple estreou a sua consola de jogos no Japão, seguida de um lançamento nos EUA em 1996. Chamada de Pippin, a consola de jogos foi o resultado de uma colaboração entre a Apple e a empresa japonesa Bandai.

Na prática, a Apple criou um Mac capaz de caber no formato de uma consola que depois aliou se ao design exterior, comandos, software e embalagem criados pela Bandai.


Consola da Apple para rivalizar já com a PS5 e Xbox Series X?


IPod Hi-FI

Um ano antes de o iPhone ser apresentado, a empresa apresentou o iPod Hi-Fi. Apesar de muitas empresas criarem colunas para o iPod, no entanto não tinham uma qualidade Hi-Fi. Assim a Apple trouxe para o mercado o iPod Hi-Fi.

Em suma o dispositivo era enorme, com uma única caixa branca com apenas um conector de 30 pinos para ligares o teu iPod. Também podias controlar o iPod Hi-Fi através de um comando infravermelho.

gadgets apple

Apesar de possuir excelente qualidade de áudio, o iPod Hi-Fi só funciona com iPods de terceira geração ou subsequentes, deixando muitos utilizadores de fora. Muitos também acharam o preço de 349$ muito exagerado.

O iPod Hi-Fi foi descontinuado em 2007, permanecendo no mercado por uns meros 20 meses.


Chegou o fim do iPod Nano e iPod Shuffle


Newton MessagePad

O Newton MessagePad foi a tentativa da Apple de criar um assistente digital pessoal (PDA) em 1993. Em suma não foi um sucesso, mas abriu caminho para dispositivos móveis dos nossos dias.

Entretanto a maior funcionalidade do Newton é o reconhecimento de caligrafia que permite aos utilizadores escreverem no ecrã do dispositivo através de uma caneta, que Newton prontamente traduzia para texto digital.

gadgets apple

Em suma o Newton parecia ser um dispositivo perfeito, mas a execução foi imperfeita.

O reconhecimento da caligrafia era terrível e a transferência de dados era extremamente lenta. No entanto a Apple ainda lançou sete modelos no espaço de seis anos antes da linha Newton ter descontinuada por Steve Jobs em 1997.

Apple QuickTake

A Apple aventurou-se no mercado das câmaras digitais nos anos 90. Esta era a época em que as câmaras digitais estavam na infância e o preço de 700$ não ajudou o QuickTake.

gadgets apple

O QuickTake foi um falhanço comercial, no entanto foi o pioneiro do mercado de câmaras digitais.

Tem um design binocular e captura imagens a 640×480 (0.3MP) e só tem memória para oito fotografias. Um total de três modelos foram lançados antes de Steve Jobs descontinuar a linha QuickTake depois de voltar há Apple em 1997.

eMate 300

Muito antes de o iBook ser lançado, Jony Ive desenhou o eMate 300.

Foi direcionado principalmente para o mercado educativo, além disto o eMate 300 foi o primeiro e único dispositivo a utilizar o Newton-OS. O eMate é visualmente apelativo como qualquer produto desenhado por Jony Ive.

O design distinto é feito de plástico translúcido que lembra uma amêijoa. O eMate 300 trouxe reconhecimento de caligrafia e até 28 horas de autonomia.

gadgets apple

O eMate 300 foi o primeiro portátil da Apple a funcionar num processador ARM!


(Apple) SoC dos MacBook ARM já mete medo à Intel!


Introduzido em março de 1997 por 800$, acabou de forma similar ao Newton e foi descontinuado em 1998.

Muitos consideram o eMate 300 como um portátil há frente do seu tempo, no entanto acabou por partilhar a mesma filosofia com outros produtos da Apple que se tornaram sucessos, como o iMac G3, iBook e Power Mac G3.


Ademais o que pensa sobre isto tudo? Deixe o seu comentário em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
David Piçarra
Tudo começou quando me ofereceram um Discman avariado, a curiosidade de o colocar a funcionar despertou em mim o interesse pelo infinito mundo da tecnologia! Desde as novidades, ao retro, eu estou lá para saber tudo!

Leia também