Até aqui, a Apple é a única fabricante de produtos mobile capaz de meter as mãos em chips de 3nm da TSMC. Isto acontece devido aos muitos acordos que a gigante Norte-Americana tem sido capaz de fechar com a gigante da produção, mais concretamente, devido aos muitos milhões de dólares investidos na sua parceira ano após ano.
Porém, depois de 1 ano de exclusividade, tudo indica que estes tão desejados chips de 3nm vão começar a chegar a outros clientes, como é o caso da Qualcomm, MediaTek, e até Intel, AMD e NVIDIA.
Mas, a Apple vai continuar a ser a maior cliente destas linhas de produção… De forma isolada!
3nm para todos! Mas a Apple vai continuar a reinar
Portanto, como deve saber, a Apple já tem os recentemente lançados iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max equipados com processadores de 3nm. Além disto, os novos portáteis MacBook Pro também já contam com o SoC M3, também ele baseado no mesmo processo de 3nm da TSMC.
Linhas de produto capazes de esgotar a força de produção que a TSMC tinha disponível para o final de 2023 e início de 2024. Mas isso vai começar a mudar, agora que a gigante de Taiwan está finalmente a finalizar as suas novas linhas mais eficientes de 3nm.
Ou seja, a partir de agora, vamos começar a ver mais fabricantes a meter as mãos nos 3nm, com os primeiros produtos finalizados a chegarem ao mercado algures no final de 2024 ou início de 2025.
Mas, a realidade é que o investimento da Apple nos 3nm só vai aumentar em 2024 e 2025.
Aliás, as encomendas da Apple vão aumentar cerca de 50%, para dar vida a todos os outros produtos da sua gama que também querem dar o salto para os processadores mais poderosos e eficientes à face da terra. Estamos assim a falar de toda a gama iPhone 16 que deve chegar ao mercado em Setembro, de todos os novos iPad, entre outros produtos planeados para os próximos meses.
A Apple vai continuar a ser a maior cliente da TSMC durante a era dos 3nm, e provavelmente também na próxima era dos 2nm. Afinal de contas, já existem vários rumores a apontar para uma repetição do acordo de 2023.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!