Xiaomi acaba de fazer a loucura com as baterias! Acredita?

A Xiaomi conseguiu uma verdadeira revolução ao nível das baterias dos smartphones. Isto porque resolveu dois problemas de uma vez só. De uma forma geral para termos mais capacidade precisamos de maiores dimensões. Ora a Xiaomi conseguiu reduzir o tamanho das baterias em 10% mas ao mesmo tempo aumentar a autonomia em 100 minutos.

Xiaomi acaba de fazer a loucura com as baterias! Acredita?

A nova bateria utiliza pela primeira vez uma tecnologia em que o teor de silício é aumentado em 3 vezes. Grande parte da redução de espaço que a nova bateria proporciona tem a ver com a forma como o PCM (módulo de circuito de proteção ou placa) está alinhado. A Xiaomi diz que o PCM já não é liso. Pelo contrário, está num ângulo de 90°, o que significa uma grande poupança de espaço.

Para além disso vem com um chip especial que faz uso de algoritmos auto-desenvolvidos e analisa dados subjacentes para oferecer uma segurança reforçada.

O comportamento de carregar noturno também é acompanhado para evitar um estado de carga completa a longo prazo e retardar o envelhecimento da bateria. Além disso, a bateria pode até detetar picos de altas temperaturas e ajustar o funcionamento em conformidade.

A produção em massa da bateria começa na segunda metade do próximo ano, o que pode significar que teremos smartphones da Xiaomi com esta tecnologia no final de 2022.

Mas esta não é a única tecnologia a ser integrada. Muitas pessoas não sabem, mas um dos factores que mais influencia o desempenho e impede que os smartphones e outros dispositivos atinjam ainda mais velocidade (e estabilidade) é o calor. O aquecimento impede que os processadores funcionem a velocidades superiores. É por esse motivo que quando queremos fazer, por exemplo, overclock necessitamos de sistemas especiais que garantam que nada se avaria. Agora a Xiaomi criou uma tecnologia revolucionária chamada Loop LiquidCool. Assim bate todos os sistemas tradicionais, o que pode revolucionar o mercado de smartphones da Xiaomi e não só e garantir velocidades nunca vistas. Mas há outra coisa importante que este novo sistema garante.

Xiaomi mercado smartphones

Logo à partida esta nova solução de arrefecimento é duas vezes mais eficaz que a tecnologia Vapor Chamber encontrada em alguns dos melhores smartphones do mercado. Assim o sistema Loop LiquidCool utiliza um efeito capilar que atrai o agente de arrefecimento liquido para a fonte de calor, vaporiza e dispersa todo o aquecimento.

As vantagens desta tecnologia

Se por algum motivo parece muito parecido com a tecnologia Vapor Chamber é porque na realidade o é. No entanto existem algumas diferenças que tornam o LiquidCool muito mais eficiente. É que a nova tecnologia utiliza dois canais para separar o líquido dos gases. As câmaras de vapor, por outro lado, utilizam apenas um canal o que as torna menos eficientes.

Xiaomi mercado smartphones

Outra parte crucial do novo sistema é a adição de uma estrutura de válvula Tesla dentro da câmara de recarga.

Ela tem duas tarefas: permitir que o líquido passe pelo sistema de evaporação e impedir que os gases o façam. A empresa afirma que a estrutura de válvula Tesla torna o novo sistema de arrefecimento mais eficiente na circulação de gás / líquido.

Além disso, a tecnologia Loop LiquidCool também possui uma bomba em forma de anel, que pode reduzir a resistência à passagem de ar em 30% graças a um design especial do tubo de gás. Ao mesmo tempo, aumenta a capacidade máxima de transferência de calor para 100%.

Para mostrar os benefícios desta tecnologia, a Xiaomi colocou-a dentro de um Mi Mix 4 personalizado. Os resultados são muito bons! Se o modelo normal aquece até 47.7 graus, com esta tecnologia a temperatura máxima passou para 8 graus! Sim, é mesmo verdade. Isto é uma grande revolução para o mercado dos smartphones.

Mas há mais uma vantagem!

Para além de garantir um arrefecimento muito mais eficiente, há outra grande novidade. É que ocupa menos espaço. Ou seja, torna-se mais fácil colocar baterias maiores e sistemas de câmaras mais poderoso.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados