Mais um dia, mais um ‘leak’ relativo aos Intel Core 12000 (Alder Lake-S), desta vez relativo às unidades finais que já andam a circular em território Chinês.
Afinal de contas, já temos uma ideia do potencial de OC destes meninos… E pelos vistos, apesar de ser possível chegar a frequências acima dos 5.0 GHz com relativa facilidade, tudo indica que os novos processadores da Intel não vão ser geniais no campo do overclock.
Os novos Intel Core 12000 não fazem grande Overclock
Portanto, ontem já tivemos o vislumbre de um Core i9-12900K a chegar aos 5.2 Ghz nos núcleos focados na performance. Mas sabe o que isto significa? Um processador muito mais quente, e muito mais esfomeado por energia elétrica.
Afinal de contas, chegar aos 5.2 GHz implica uma voltagem de 1.275, e um consumo acima dos 300W. Aliás, a ‘apenas’ 4.9 GHz, o 12900K já estava a consumir 233. Entretanto, a 5.3 GHz, já temos de usar uma voltagem de 1.44V, o que por sua vez significa um processador a consumir uns massivos 400W.
Em suma, a Intel puxou ao máximo, estes processadores de nova geração, de forma a conseguir meter a AMD no bolso. O problema é que talvez não tenha sido o suficiente, visto que a velha rival da Intel já está a preparar o lançamento de uma nova geração de processadores ‘transitória’, agora baseada na arquitetura Zen 3+. Uma gama de produtos, que deverá trazer um aumento de performance direto à volta dos 15%. (Anulando assim os esforços da Intel!)