Inicio Android Porquê é que a Xiaomi e Huawei criaram sub-marcas!? (Redmi e Honor)

Porquê é que a Xiaomi e Huawei criaram sub-marcas!? (Redmi e Honor)

Porquê é que a Xiaomi e Huawei criaram sub-marcas? – As fabricantes Chinesas de smartphones adoram criar sub-marcas ou mesmo empresas subsidiárias para vender mais e mais produtos, por vezes muito similares ou até iguais. Afinal de contas, temos o caso da Huawei com a Honor, a Xiaomi com a Redmi e POCO. E até a Oppo com a OnePlus e mais recentemente, com outra marca que começa a fazer sucesso, a RealMe!

Isto é algo que sempre me incomodou… Porquê é que estas empresas, criam uma outra empresa ou uma sub-marca, para vender os mesmos produtos?

Na verdade, não é difícil olhar para um telemóvel Honor, e ver que temos ali um P30 Pro, ou um Mate 20 Pro num corpo ligeiramente diferente, sem algumas funcionalidades para baixar o preço. Similarmente, também não é difícil perceber como irá ser o próximo smartphone da OnePlus, se olharmos para o topo de gama mais recente da Oppo.



Então, qual é a ideia do mercado Chinês de Smartphones?? 

xiaomi e huawei

Primeiramente, temos de olhar para a Xiaomi! Uma fabricante que mudou completamente o paradigma, quando chegou ao mercado em 2011, para vender telemóveis apenas pela Internet!

A ideia aqui era cortar o intermediário, e trabalhar com margens baixíssimas para manter o preço baixo e por isso apelativo para o consumidor

É que caso não saiba, as fabricantes de smartphones como a Huawei e Oppo, precisam de ter parceiros, de modo a meter os seus produtos nas prateleiras. Parceiros que como é óbvio, ficam com uma elevada percentagem dos lucros das vendas.

Por isso, estas duas empresas decidiram agarrar no modelo da Xiaomi, e no fundo… Fazer exatamente o mesmo! Assim, a Oppo criou a OnePlus, e a Huawei criou a Honor. Isto, ao mesmo tempo que aumentaram a aposta nas suas marcas principais, visto que a maioria dos consumidores prefere ir a uma loja física, em vez de mandar vir pela Internet.

Em suma, a solução foi separar o negócio de loja física, do negócio de loja online. Criando sub-marcas.

Portanto, os smartphones das marcas principais recebiam as novidades primeiro, ao mesmo tempo que tinham um marketing muito mais agressivo para as tornar em marcas ‘lifestyle’. Entretanto, as sub-marcas continuavam focadas em aparelhos um pouco mais básicos, mas ainda assim, muito apetecíveis na qualidade/preço.

Foi aqui que a Xiaomi percebeu que estava a começar a perder o impacto no ‘Online’, devido à concorrência… Mas que ao contrário das suas rivais, não tinha presença em loja! Por isso, fez o caminho inverso, entrou no mercado de loja física.

xiaomi e huawei

Mas aqui, a ideia da Xiaomi não era lutar de igual para igual nas prateleiras das lojas…

A gigante Chinesa optou por apresentar no mercado tradicional de consumo, aparelhos com excelente qualidade a preços mais baixos. (Fazendo o clássico ‘undercut’.)

Mas aqui temos de perceber uma coisa, enquanto a Huawei e Oppo fazem a maioria do seu dinheiro, pela venda de smartphones. A Xiaomi é um pouco diferente, preferindo vender smartphones a preço de custo, ou até a perder dinheiro, para depois ter o seu retorno nos serviços.

Além disto, a Xiaomi não vende apenas telemóveis, vende utensílios de cozinha, trotinetes e até roupa. Devido a isso, a Xiaomi pode vender smartphones a preços muito mais baixos, sem afetar a empresa em si.

Mas o que tem tudo isto a ver com as sub-marcas?

O mercado mais importante para estas fabricantes, é o Indiano, onde smartphones como o Redmi 7 vendem que nem pãezinhos quentes. E por isso, a Oppo criou a sub-marca RealMe, para rivalizar diretamente com a Xiaomi e os seus smartphones.

Mas porquê? Não tinham já a OnePlus?

Claro que sim, mas a OnePlus já não é a marca focada nos preços que era antigamente. Prova disso é o mais recente OnePlus 7 Pro, que é tudo menos barato. Por isso, foi necessário criar uma nova marca, para competir num mercado diferente.

Ou seja, estas sub-marcas são essencialmente criadas, para conseguir entrar e vencer num mercado, que doutra maneira seria impossível.


Porquê é que a Xiaomi e Huawei criaram sub-marcas? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Saiba mais sobre a Honor (aqui) e Redmi (aqui).

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Samsung prepara smartphones com câmara de 600 megapixéis

Graças aos leaks ficamos a conhecer muitas coisas antes dos equipamentos chegarem ao mercado. A propósito disto, uma informação do conhecido leakster Ice Universe...

Com que então não há filmes no cinema? A pirataria agradece!

Como deve saber, os cinemas estão às moscas! Eu próprio fui ver um filme há cerca de uma semana, porque sinceramente tinha mesmo saudades...

Os novos iPhone 12 também estão com problemas na bateria?

A nova gama de smartphones da Apple não é revolucionária, contudo, parece que a pandemia causada pelo COVID-19 teve mesmo um impacto sério na...

Precisa de armazenamento? Temos um SSD de 16TB a caminho!

Os SSDs estão a ficar mais baratos, por isso, as fabricantes estão agora a apostar na capacidade de armazenamento e aumento de velocidades para...

(Especial) Saiba como otimizar a sua ligação à Internet!

(Especial) Saiba como otimizar a sua ligação à Internet! - Pode ter um PC brutal com um Ryzen 9 5950X, uma RX 6900XT e...