Inicio Android Porquê é que a Xiaomi e Huawei criaram sub-marcas!? (Redmi e Honor)

Porquê é que a Xiaomi e Huawei criaram sub-marcas!? (Redmi e Honor)

Porquê é que a Xiaomi e Huawei criaram sub-marcas? – As fabricantes Chinesas de smartphones adoram criar sub-marcas ou mesmo empresas subsidiárias para vender mais e mais produtos, por vezes muito similares ou até iguais. Afinal de contas, temos o caso da Huawei com a Honor, a Xiaomi com a Redmi e POCO. E até a Oppo com a OnePlus e mais recentemente, com outra marca que começa a fazer sucesso, a RealMe!

Isto é algo que sempre me incomodou… Porquê é que estas empresas, criam uma outra empresa ou uma sub-marca, para vender os mesmos produtos?

Na verdade, não é difícil olhar para um telemóvel Honor, e ver que temos ali um P30 Pro, ou um Mate 20 Pro num corpo ligeiramente diferente, sem algumas funcionalidades para baixar o preço. Similarmente, também não é difícil perceber como irá ser o próximo smartphone da OnePlus, se olharmos para o topo de gama mais recente da Oppo.



Então, qual é a ideia do mercado Chinês de Smartphones?? 

xiaomi e huawei

Primeiramente, temos de olhar para a Xiaomi! Uma fabricante que mudou completamente o paradigma, quando chegou ao mercado em 2011, para vender telemóveis apenas pela Internet!

A ideia aqui era cortar o intermediário, e trabalhar com margens baixíssimas para manter o preço baixo e por isso apelativo para o consumidor

É que caso não saiba, as fabricantes de smartphones como a Huawei e Oppo, precisam de ter parceiros, de modo a meter os seus produtos nas prateleiras. Parceiros que como é óbvio, ficam com uma elevada percentagem dos lucros das vendas.

Por isso, estas duas empresas decidiram agarrar no modelo da Xiaomi, e no fundo… Fazer exatamente o mesmo! Assim, a Oppo criou a OnePlus, e a Huawei criou a Honor. Isto, ao mesmo tempo que aumentaram a aposta nas suas marcas principais, visto que a maioria dos consumidores prefere ir a uma loja física, em vez de mandar vir pela Internet.

Em suma, a solução foi separar o negócio de loja física, do negócio de loja online. Criando sub-marcas.

Portanto, os smartphones das marcas principais recebiam as novidades primeiro, ao mesmo tempo que tinham um marketing muito mais agressivo para as tornar em marcas ‘lifestyle’. Entretanto, as sub-marcas continuavam focadas em aparelhos um pouco mais básicos, mas ainda assim, muito apetecíveis na qualidade/preço.

Foi aqui que a Xiaomi percebeu que estava a começar a perder o impacto no ‘Online’, devido à concorrência… Mas que ao contrário das suas rivais, não tinha presença em loja! Por isso, fez o caminho inverso, entrou no mercado de loja física.

xiaomi e huawei

Mas aqui, a ideia da Xiaomi não era lutar de igual para igual nas prateleiras das lojas…

A gigante Chinesa optou por apresentar no mercado tradicional de consumo, aparelhos com excelente qualidade a preços mais baixos. (Fazendo o clássico ‘undercut’.)

Mas aqui temos de perceber uma coisa, enquanto a Huawei e Oppo fazem a maioria do seu dinheiro, pela venda de smartphones. A Xiaomi é um pouco diferente, preferindo vender smartphones a preço de custo, ou até a perder dinheiro, para depois ter o seu retorno nos serviços.

Além disto, a Xiaomi não vende apenas telemóveis, vende utensílios de cozinha, trotinetes e até roupa. Devido a isso, a Xiaomi pode vender smartphones a preços muito mais baixos, sem afetar a empresa em si.

Mas o que tem tudo isto a ver com as sub-marcas?

O mercado mais importante para estas fabricantes, é o Indiano, onde smartphones como o Redmi 7 vendem que nem pãezinhos quentes. E por isso, a Oppo criou a sub-marca RealMe, para rivalizar diretamente com a Xiaomi e os seus smartphones.

Mas porquê? Não tinham já a OnePlus?

Claro que sim, mas a OnePlus já não é a marca focada nos preços que era antigamente. Prova disso é o mais recente OnePlus 7 Pro, que é tudo menos barato. Por isso, foi necessário criar uma nova marca, para competir num mercado diferente.

Ou seja, estas sub-marcas são essencialmente criadas, para conseguir entrar e vencer num mercado, que doutra maneira seria impossível.


Porquê é que a Xiaomi e Huawei criaram sub-marcas? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Saiba mais sobre a Honor (aqui) e Redmi (aqui). Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Encontre o seu smartphone Samsung roubado e sem Internet!

Demorou mais chegou. A função offline do Find My Mobile já está disponível fora dos EUA. Isto graças a uma atualização que levou esta...

Microsoft prepara maior revolução de sempre no Windows 10

A Microsoft quer fazer uma verdadeira revolução no Menu Iniciar, no Centro de Acção e no Explorador de ficheiros do Windows 10. Mas há...

Microsoft Edge ganha mais uma arma contra o Chrome!

O novo Microsoft Edge é baseado no Chromium, ou seja, no motor do Google Chrome. Isto trouxe-lhe muitas novidades. No entanto, ainda faltam outras....

Veja as novas estreias na Netflix para os próximos meses!

Depois da própria plataforma ter anunciado qual o novo conteúdo que irá disponibilizar no próximo mês de Novembro, ficámos também a saber que séries...

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...